sexta-feira, 16 de maio de 2008

Vermute Recomenda: Rumo aos Antigos (1981)

Os freqüentadores mais xiitas deste blog, e aqui incluo o dileto colunista Murilo Mendes, poderão me criticar. Quem baixar o disco e não gostar terá motivos para chamar o Vermute com Amendoim de esquizofrênico. Mesmo assim decidi correr o risco de recomendar o disco Rumo aos Antigos, de 1981.


O disco do grupo Rumo, que estourou na década de 80 com arranjos em que a voz passeia por cima da melodia, tem faixas de autoria de nomes de peso, como Noel Rosa, Vadico, Lamartine Babo, Sinhô e outros.


Mas engana-se quem espera encontrar uma marchinha como as executadas lá nos idos da década de 20. Rumo aos Antigos não se acanha em colocar um guitarra distorcida para cantar “Bobalhão” ou um sotaque português para “Não quero saber mais dela”, ambas de Sinhô. Já outras como “Pierrô Apaixonado”, música de Heitor dos Prazeres e Noel Rosa que dá nome a este espaço e "Provei”, de Noel, têm uma levada quase de bossa.

Ouça no player a versão de "Bobalhão" e a original aqui.



Algumas músicas lembram os grandes feitos de Sá, Rodrix e Guarabira, como “Zepelin”. Alguma coisa lembra os bons e velhos Mutantes. Mas a verdade é que Rumo aos Antigos soa único e a certeza é que as 17 faixas são, no mínimo, surpreendentes.

Um dos integrantes do grupo, dono de uma famosa voz, Luiz Tatit, assina a moderna e curta “Pro bem da cidade”. Esta é a que mais lembra a fórmula original que o grupo Rumo adotou nos discos que fizeram grande sucesso.

Baixe aqui o disco

Taí. Pus a cara ao tapa.

5 comentários:

Anônimo disse...

o ritmo de atualizações do vermute está salutar! parabéns! toda vez que entro há uma postagem nova.

Eu não gosto dess disco do conjunto Rumo. Sou um dos puristas, presumo.

Abraços ao pessoal do vermute

Anônimo disse...

Alo Vermute!!! O link já esta lá no Couro do Cabrito

Abraços!

André

Murilo Mendes disse...

Até gostei de algumas músicas, mas ainda prefiro as versões originais. Ou ainda que mais contemporâneas, mas com os arranjos mais tradicionais.

Murilo Mendes disse...

Valeu André!!!!

Fel Mendes disse...

Viu? Disse que o Murilo era xiita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...