terça-feira, 27 de maio de 2008

1967: Noel, 30 anos após sua morte

Em Maio de 1967, fazia 30 anos da morte de Noel Rosa. Precisamente no dia 4, Ruy Castro estreava no Correio da Manhã assinando sua primeira matéria, que falava sobre o sambista da Vila Isabel. A matéria saiu no 2º Caderno e mal pode ser lida no original, que deixamos para você baixar. Justamente por isso, o Vermute com Amendoim transcreveu todo o texto, que pode ser lido abaixo. Bom divertimento.



1937: Noel o samba em funeral
O dia de hoje marca os 30 anos da morte de Noel Rosa. O samba nascido na calçada e no subúrbio encontrou no poeta-cantor de Vila Isabel o seu expoente maior. Genial e boêmio. A tuberculose o levou cedo, aos 27 anos de uma vida noturna e agitada: um samba, entre um copo e outro, fotografando a madrugada carioca.

Uma grande parte das camadas urbanas, proletarizada ou mesmo um pouco acima do salário-mínimo, formula um contexto específico de que o samba nascido na Praça Onze, é apenas uma das incontáveis ramificações. Mergulhado neste contexto, prodruto de uma mistura de mulato, violão e botequim, o samba é a forma de expressão mais rápida para comunicar aquela carga latente de nostalgia & desencanto, conseqüências da marginalização social e econômica.
Essa conjuntura deságua fácilmente em Noel, menino de Vila Isabel, de mãe viúva e professôra, sambista de subúrbio, desemprêgo e madrugada. Cada um de seus sambas ultrapassa o mero aspecto "descritivo" de um fato exótico, para traduzir o microcosmo de uma classe empurrada para o último ou penúltimo degrau da escada social, indo tomar de noite o seu ópio musical, entre o pileque e a serenata.

SEM CHORO NEM VELA
Segundo Almirante, desde 1935 a vida de Noel vinha minando a sua frágil resistência física. A tuberculose já o rondava, por trás de seu defeito no rosto que o fazia comer de menos e beber de mais - dormir todo dia e só depois sair, para seu samba engolir a noite. Constatada a doença, sucederam-se as estações de repouso, mas o samba de Noel não tinha férias nem tomava conhecimento de descanso. O cantor já iria regressar da última viagem, em Piraí, com a moléstia seriamente agravada.

Tudo terminou no dia 4 de maio de 1937, em Vila Isabel, presentes Orestes Barbosa e Marília Batista, e, daí a meia hora Aracy de Almeida acabava de gravar, naquele dia, o último samba de Noel: Eu Sei Sofrer.

TRISTE CUÍCA
A morte de Noel lançou no limbo o compositor, repercutindo quase que únicamente nos arraiais do samba. Isto porque, segundo Almirante e Aracy de Almeida, nos idos de 30 qualquer sambista era violentamente marginalizado e acusado de vagabundagem, sofrendo todos êles os efeitos dessas discriminação. Menos Noel, que, apesar de sua família enfrentar uma série de dificuldades, jamais abandonou aquêle despojamento e desprêzo pelo sucesso.

Os seus sambas continuaram a ser tocados no rádio, sem grande alarme popular. Em 1942, Almirante produziu na Rádio Tupi, o primeiro programa dedicado à revisão de Noel Rosa e, a êste, seguiram-se vários outros. A "redescoberta" do compositor pelos cantores de maior contato com as massas, como Silvio Caldas, acabou de restituir-lhe a plena identificação com o público, especialmente depois de um show de sambas de Noel na Boate Vogue, com Aracy de Almeida, em 1948.

FEITIÇO DE NOEL
Aracy fala do samba, no tempo de Noel: "A gente ganhava pouco ou nada, mas vivia só pra sair de noite, cantar e fazer música, e viver na vida boêmia. Não era à toa que sambista naquele tempo era sinônimo de malandro e vadio. De fato, naquela época, sambista era pinta-braba, tinha muito valente e mal-elemento querendo ser compositor. O Noel, que conhecia todos os pilantras do Rio, nunca foi muito aceito porque não saía da Lapa e do Mangue, de onde voltava com uma porção de sambas escritos em maços de cigarros Odalisca, que depois ele vendia pra pagar a fatura do dia seguinte. Aliás, naquele tempo não houve sambista a quem Noel não tivesse dado uma mãozinha, trocando uma letra aqui, outra ali, e muito samba famoso por causa disso, tem o dedo do Noel Rosa, e ninguém sabe".
Aracy conheceu Noel em 1932 e o seu primeiro contato maior com o compositor nasceu numa noite de samba em caixa de fósforo, regada com cerveja Cascatinha, na Taberna da Glória: era o début boêmio da jovem cantora. Do pileque na Taberna até a morte de Noel, em 1937, Aracy estêve presente a todo o processo de evolução do samba e da noite carioca, nos cabarés da Lapa e nos botequins detrás da Central, ao lado de Noel, com quem saía à noit, para varar as madrugadas. Dessa parceria de cantora & compositor, nasceram Palpite Infeliz, O X do Problema, Pela Primeira Vez, Século do Progresso, Amor de Parceria, Triste Cuíca, Já Cansei de Pedir, Feitiço da Vila, Aracy conta: "Uma noite eu cheguei pro Noel e pedi pra êle fazer um samba pra mim gravar no dia seguinte. Noel pensou um minuto e ali mesmo, na mesa do Café Trianon compôs O X do Problema, nas costas de um maço de Odalisca".



O XIS DO SAMBA
Eo 30 anos, os sambas de Noel foram regravados algumas dezenas de vêzes, desfechando aquela carga poética e musical que tanto influencia os novos compositores. Três livros foram escritos a seu respeito: um dêles, o mais completo, por Almirante, testemunha ocular da história do samba e amigo de Noel desde 1923. Das suas madrugadas, saíram cerca de das centenas de músicas, algumas mulheres e uma série de lendas suobre sua vida e obra. Mas, o chôro da flautam violão e cavaquinho para os 30 anos de sua morte é a sua presença mais constante nêstes 30 anos de samba.

Recolocada em órbita a partir dos anos 40, a sua obra pode ser submetida hoje a um olhar de Raios-X sem perder nada de sua instigante comtemporaneidade. Mesmo porque Noel traduz o X do samba, haja vista que a sua arte permanece pelo tempo, não só pela eternidade de suas criações gravadas na cêra para a posteridade, mas principalmente por sua poderosa influência no que de melhor se faz hoje em samba.

Trinta anos depois de Conversa de Botequim, Com que Roupa?, Coisas Nossas, Mentiras de Mulher, Fita Amarela, Noel encontra um eco nas criações de Chico Buarque de Hollanda e Sidney Miller. A mesma divisão crítica e criativa dos seus sambas, por trás da historinha ingênua e bem temperada, está presente em Juca, Você não Ouviu, A Rita etc, e nas duas mais recentes composições de Chico: Com açúcar e afeto e Quem te viu e quem te vê. E quanto a Sidney Miller é só ouvir O Circo.

A revalorização do trivial, do cotidiano e do popularesco, o reencontro do samba com as suas raízes, que são os vértices da moderna música brasileira, têm como base Noel. Carioca e universal. De 1937 a 1967, Noel tem sido o X do samba.

Baixe aqui a página
Mais no Vermute
Ouça a música mais sexual de Noel Rosa
O Poeta da Vila também parodiou Irving Berlin. Confira
Mário Reis antecipou o estilo de cantar de Noel. Saiba mais

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...