quinta-feira, 8 de maio de 2008

Astaire homenageia Nazareth

Fred Astaire é, indiscutivelmente, um gênio da dança. Ao lado de Ginger Rogers, dançando e atuando, o casal conquistou milhares de fãs durante os anos 30 e 50. Até hoje é impressionante ver a beleza com que Astaire passa pelos salões, conduzindo a bela companheira.

As músicas também não ficavam atrás. Ainda que não fosse de uma beleza excepcional, Astaire cantava, dançava e a música parecia perfeita. O maxixe "Dengoso", de Ernesto Nazareth foi uma dessas músicas utilizadas nas cenas de Astaire.

A obra, composta nos idos de 1912, por si só já vale a pena. Executada pela orquestra do canadense Percy Faith, fica mais ainda entusiasmante. A ocasião da transmissão foi o programa 'Music of the 60s', de Ed Prentiss transmitido em 1962.



Voltando a Astaire, o astro do bailado homenageou, no seu décimo filme, "The Story of Vernon and Irene Castle", em 1939, Ernesto Nazareth. Havia três anos que o compositor de “Apanhei-te cavaquinho”, do tango "Odeon" e choros diversos já havia morrido tragicamente.

Na cena, o casal executa os passos em uma sala grande, enquanto os figurantes se limitam a olhar a dança. Tá bom, a música é animada e os dois são entrosadíssimos. Mas mesmo assim, arrisco a dizer que falta uma ginga brasileira, não?




Ah, para quem ficou curioso sobre como foi a morte deste grande compositor: Em 1933, com 70 anos, Ernesto começou a desenvolver problemas mentais. Havia perdido a esposa quatro anos antes e já não escutava tão bem, tendo que colocar o ouvido perto do piano para ouvir suas notas soarem. Foi internado em um hospital psiquiátrico, mas fugiu um ano depois. Foi encontrado morto por afogamento, em um lago atrás do manicômio.



Gosta de cinema? Saiba muito mais no E-digomais!



Mais no Vermute
Veja Astaire dançando uma música parodiada por Noel Rosa
"Apanhei-te cavaquinho" vira propaganda de tevê. Confira

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...