Um dos principais pontos de encontro de sambistas dos anos 60 e 70 foi a loja Contemporânea no Bairro Santa Ifigênia. Por ter sido a primeira loja de instrumentos musicais de São Paulo, lá figuras como Cartola, Martinho da Vila, Jamelão e Clara Nunes se juntavam, tocavam e trocavam seus sambas e pagodes. A prática levou o nome de Samba na Vitrine e apesar de hoje não contar mais com as mesmas figuras, após 30 anos ainda continua a reunir amantes do gênero aos sábados, na Rua General Osório 46.
Como a roda não conta com a participação de integrantes fixos, variam-se muito os músicos que podem ser encontrados aos sábados. Atualmente, as meninas do Choro das 3, Corina, Lia e Elisa, que lançaram recentemente o CD ‘Meu Brasil Brasileiro’, têm chorado com freqüência por lá.
O espaço que a loja Contemporânea reservou para a roda de choro foi carinhosamente batizado de sala Evandro do Bandolim, uma homenagem ao músico e amigo, após sua morte em 1994. As paredes da pequena sala, através de fotos e caricaturas, registram personagens marcantes da música popular brasileira como a pianista Chiquinha Gonzaga, o violonista Zé Barbeiro, Garoto, Benedito Lacerda, Donga – que em 1917 consagrou a gravação de Pelo Telefone, considerado o primeiro samba gravado na história - Paulinho da Viola, e outros músicos que passaram pela roda, menos conhecidos, mas não menos importantes no que se refere à continuidade que dão ao rico legado musical brasileiro.
Ouça Pelo Telefone na voz de Zé da Zilda
Além da roda, o espaço é reservado para aulas de violão e cavaquinho que acontecem durante os dias da semana com Arnaldo, 38 anos, músico e professor funcionário da casa.
Aos sábados, a Contemporânea fecha oficialmente às 14 horas, mas o horário muitas vezes não coincide com a empolgação das pessoas. Então, os músicos seguem para o bar ao lado e continuam o que parecem ter aprendido a fazer com muita graça: a arte de tocar a vida.
6 comentários:
Belo post, caríssima!
Sorte nas suas andanças e longa vida ao Vermute!
obrigada querido!
vida longa ao vermute, ao samba, a todos nós!
Olá Paula!
Meu nome é Patricia e sou aqui da Contemporânea do setor de presentes, vi seu post e apresentei ao Arnaldinho e ao Sr. Miguel, eles gostaram muito e disseram que foi muito bem elaborado e querem conhecê-la pessoalmente para agradecer.
Agradeço a atenção,
Patricia
Patrícia querida,
seu recado me passou desapercebido. Seria ótimo que vc me escrevesse: pauladuarte_nelli@yahoo.com.br
eu ficaria muito feliz em encontrá-los.
Grande abraço,
Paula Duarte
Belíssimo espaço!
Quanto aos musicos... Tudo cobra criada!
Badú
Santos Brasil
Visitem o portal do seresteiro:
http://doriseresteiro.blogspot.com/
Belíssimo espaço!
Quanto aos musicos... Tudo cobra criada!
Badú
Santos Brasil
Visitem o portal do seresteiro:
http://doriseresteiro.blogspot.com/
Postar um comentário