quarta-feira, 28 de maio de 2008

Reduto do choro - Sobre vida, música e arte

Um dos principais pontos de encontro de sambistas dos anos 60 e 70 foi a loja Contemporânea no Bairro Santa Ifigênia. Por ter sido a primeira loja de instrumentos musicais de São Paulo, lá figuras como Cartola, Martinho da Vila, Jamelão e Clara Nunes se juntavam, tocavam e trocavam seus sambas e pagodes. A prática levou o nome de Samba na Vitrine e apesar de hoje não contar mais com as mesmas figuras, após 30 anos ainda continua a reunir amantes do gênero aos sábados, na Rua General Osório 46.
Mas atualmente, a maior parte das pessoas que visitam a Contemporânea aos sábados vem atraída pela roda de choro que acontece nos fundos da loja, das 10 às 14 horas. A roda foi organizada pelo dono da loja, Miguel Fasanelli, 75 anos, para que os chorões tivessem um local oficial onde pudessem se reunir. O encontro, ali, entre chorões da velha-guarda, jovens instrumentistas e curiosos, já se estende por 16 anos.

Como a roda não conta com a participação de integrantes fixos, variam-se muito os músicos que podem ser encontrados aos sábados. Atualmente, as meninas do Choro das 3, Corina, Lia e Elisa, que lançaram recentemente o CD ‘Meu Brasil Brasileiro’, têm chorado com freqüência por lá.
Mesmo para os ouvintes que não participam efetivamente da roda, há banquinhos de madeira para que possam desfrutar da música de maneira mais acomodada - diga-se de passagem, os jovens não são muitos por lá. Há quem chegue sem receio como Fábio de Bonna, 53 anos “sempre que posso estou por aqui”, tira dois chocalhos pequenos do bolso e participa da percussão. A maioria das pessoas já se conhece, cumprimentam-se e muitas se revezam para entrar na roda e cantar um samba. Apesar da tradição do choro, a roda não é fechada para outros gêneros; sambas e até uma bossa nova mais levada são puxados de vez em quando.

O espaço que a loja Contemporânea reservou para a roda de choro foi carinhosamente batizado de sala Evandro do Bandolim, uma homenagem ao músico e amigo, após sua morte em 1994. As paredes da pequena sala, através de fotos e caricaturas, registram personagens marcantes da música popular brasileira como a pianista Chiquinha Gonzaga, o violonista Zé Barbeiro, Garoto, Benedito Lacerda, Donga – que em 1917 consagrou a gravação de Pelo Telefone, considerado o primeiro samba gravado na história - Paulinho da Viola, e outros músicos que passaram pela roda, menos conhecidos, mas não menos importantes no que se refere à continuidade que dão ao rico legado musical brasileiro.

Ouça Pelo Telefone na voz de Zé da Zilda

Além da roda, o espaço é reservado para aulas de violão e cavaquinho que acontecem durante os dias da semana com Arnaldo, 38 anos, músico e professor funcionário da casa.
Aos sábados, a Contemporânea fecha oficialmente às 14 horas, mas o horário muitas vezes não coincide com a empolgação das pessoas. Então, os músicos seguem para o bar ao lado e continuam o que parecem ter aprendido a fazer com muita graça: a arte de tocar a vida.

6 comentários:

Anônimo disse...

Belo post, caríssima!

Sorte nas suas andanças e longa vida ao Vermute!

Anônimo disse...

obrigada querido!

vida longa ao vermute, ao samba, a todos nós!

Anônimo disse...

Olá Paula!

Meu nome é Patricia e sou aqui da Contemporânea do setor de presentes, vi seu post e apresentei ao Arnaldinho e ao Sr. Miguel, eles gostaram muito e disseram que foi muito bem elaborado e querem conhecê-la pessoalmente para agradecer.

Agradeço a atenção,
Patricia

Paula Duarte disse...

Patrícia querida,
seu recado me passou desapercebido. Seria ótimo que vc me escrevesse: pauladuarte_nelli@yahoo.com.br
eu ficaria muito feliz em encontrá-los.
Grande abraço,
Paula Duarte

ALEXANDRE BADÚ disse...

Belíssimo espaço!
Quanto aos musicos... Tudo cobra criada!
Badú
Santos Brasil
Visitem o portal do seresteiro:
http://doriseresteiro.blogspot.com/

ALEXANDRE BADÚ disse...

Belíssimo espaço!
Quanto aos musicos... Tudo cobra criada!
Badú
Santos Brasil
Visitem o portal do seresteiro:
http://doriseresteiro.blogspot.com/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...