sexta-feira, 9 de maio de 2008

Samba e Psicodelia na Disney

Falando em Ernesto Nazareth...

A dupla Zé Carioca e Pato Donald se conheceu no Rio de Janeiro, como o Vermute mostrou alguns posts atrás. Porém estes dois passaram por mais bons bocados para mostrar a beleza do samba. E dessa vez mais um personagem aparece no filme: o pica-pau Folião.

O trecho a seguir é do filme “Melody Time”, lançado em 1948. Era uma época em que os estúdios Walt Disney não estavam lá em bons lençóis. A Segunda Guerra Mundial fez com que as finanças na europa ficassem congeladas e a saída foi investir em filmes pacotes. Você já ouviu falar do clássico da Disney, “Fantasia”? Foi nessa fórmula que Walt investiu para conseguir vender.

No Melody Time, mais seis trechos de música são apresentados: “Once Upon a Wintertime” fala de um casal de namorados patinando no invero, “Bumble Boogie” apresenta uma abelhinha que interage com instrumentos musicais, “Johny Appleseed” conta a história de Johny Semente de Maçã, um plantador de maçãs, e “Trees”, que se trata de uma peça acompanhada por uma versão musical do poema de Joyce Kilmer

A música em destaque do trecho “Blame it on samba” é “Apanhei-te cavaquinho”, de Ernesto Nazareth. As canções de Ernesto agradavam e muito os ouvidos fora do Brasil. Não é à toa que existem várias citações ao compositor brasileiro por aí.

A psicodelia do trecho ficou por conta da diretora de arte, Mary Blair. Personagens reais, como a mulher que toca primorosamente o piano na interpretação do choro, contracenam com os três, um recurso bastante usado no passado.

Vale a pena assistir.



Mais no Vermute
Quer ouvir o choro "Apanhei-te cavaquinho"? Clique aqui.
Veja como Zé Carioca conheceu Pato Donald
Ernesto Nazareh caiu nas graças de Fred Astaire. Confira

Um comentário:

Anônimo disse...

Faz tempo que eu não via uma desenho da Disney assim! Os de hoje estão bem sacais de se ver, não?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...