
Lan nasceu na Itália e chegou ao Brasil acompanhado do pai, um talentoso músico. Mas não criou raízes. Depois de um tempo integrando a Orquestra Sinfônica de São Paulo, mudou-se para Montevidéu, no Uruguai. Lá é que Lan estudou arquitetura e, apesar de não exercer a profissão, o desenho o levou a Buenos Aires, onde passou a trabalhar como caricaturista em diversos jornais da capital argentina.
Lan chegou Rio de Janeiro por conta de uma viagem que havia programado com o objetivo de conhecer o continente americano, porém a Cidade Maravilhosa o fisgou e Lan não conseguiu nem cumprir o roteiro da sua viagem e nem regressar à Argentina. No Rio, logo tratou de se ajeitar. Arranjou trabalho e se casou com Olívia, que junto com Mary e Norma formavam o trio de dançarinas Irmãs Marinho.
Jair do Cavaquinho
Lan não só desenhou o samba, mas também imortalizou muitos de seus personagens mais importantes. E mais do que ter se naturalizado brasileiro, Lan se naturalizou carioca, flamenguista e portelense fanático. E é por isso que recebeu da dupla Moacyr Luz e Aldir Blanc um samba em sua homenagem chamado “Mitos Cariocas: Lan”.
Mitos Cariocas:Lan (Moacyr Luz / Aldir Blanc)
Martinho da Vila
Chegou a pintar figurões da sociedade carioca, como Roberto Marinho, Carlos Lacerda, Armando Falcão, Getúlio Vargas e outros. Até no futebol deixou seus traços fortes. Foi tão importante para o Rio de Janeiro que foi declarado "Cidadão Carioca honorário" em duas ocasiões. Para saber mais sobre Lan, clique aqui.
Noel Rosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário