terça-feira, 6 de maio de 2008

O samba pintado por Lan

Desta vez não se trata de um pintor de telas, mas sim de um cartunista, que por incrível que pareça nem brasileiro é. Ainda assim, foi umas das pessoas que melhor representou o samba. O post da seção "O Samba pintado" de hoje é dedicado a Lanfranco Aldo Riccardo Vaselli Cortellini Rossi Rossini, ou simplesmente Lan.

Lan nasceu na Itália e chegou ao Brasil acompanhado do pai, um talentoso músico. Mas não criou raízes. Depois de um tempo integrando a Orquestra Sinfônica de São Paulo, mudou-se para Montevidéu, no Uruguai. Lá é que Lan estudou arquitetura e, apesar de não exercer a profissão, o desenho o levou a Buenos Aires, onde passou a trabalhar como caricaturista em diversos jornais da capital argentina.




Lan chegou Rio de Janeiro por conta de uma viagem que havia programado com o objetivo de conhecer o continente americano, porém a Cidade Maravilhosa o fisgou e Lan não conseguiu nem cumprir o roteiro da sua viagem e nem regressar à Argentina. No Rio, logo tratou de se ajeitar. Arranjou trabalho e se casou com Olívia, que junto com Mary e Norma formavam o trio de dançarinas Irmãs Marinho.

Jair do Cavaquinho


Lan não só desenhou o samba, mas também imortalizou muitos de seus personagens mais importantes. E mais do que ter se naturalizado brasileiro, Lan se naturalizou carioca, flamenguista e portelense fanático. E é por isso que recebeu da dupla Moacyr Luz e Aldir Blanc um samba em sua homenagem chamado “Mitos Cariocas: Lan”.

Mitos Cariocas:Lan (Moacyr Luz / Aldir Blanc)




Martinho da Vila


Chegou a pintar figurões da sociedade carioca, como Roberto Marinho, Carlos Lacerda, Armando Falcão, Getúlio Vargas e outros. Até no futebol deixou seus traços fortes. Foi tão importante para o Rio de Janeiro que foi declarado "Cidadão Carioca honorário" em duas ocasiões. Para saber mais sobre Lan, clique aqui.


Noel Rosa


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...