quinta-feira, 10 de abril de 2008

Os preciosos (des)arranjos de Itamar

Se você acredita que samba não pode deixar de ter o surdo na marcação, um pandeiro bem batucado e um violão harmonioso, já aviso de antemão que a chance de você não gostar deste disco é grande.

Porém antes de discorrer sobre o artista e a sua obra gostaria de contar uma pequena história da minha relação com este disco. Quando comecei ouvir samba, os dois primeiros discos que caíram na minha mão foram: O Cartola, de 1976, lançado pela Marcus Pereira (aquele que tem ele e a Zica na capa) e esse do Itamar Assumpção cantando Ataulfo Alves.

Apaixonei-me pelo disco do Cartola, não conseguia parar de ouvi-lo. Em contrapartida, cada vez que colocava o disco do Itamar para tocar achava seus arranjos um tanto quanto estranhos e não conseguia passar da terceira faixa.

O que eu quero dizer é que o disco ficou encostado por alguns anos, demorei para digerir. Até que um dia resolvi escutar, com calma, o disco inteiro e vi que se tratava de uma excelente obra. Sem mais lero-lero vamos ao disco!

Itamar Assumpção é natural de Tietê, em São Paulo, e começou sua carreira em 1975 quando venceu um festival de música em Campinas com a canção Lúzia e nesse mesmo ano participou do Festival da Feira da Vila, na Vila Madalena, com sua composição Nego Dito.

A partir dos anos 80 Itamar começou a misturar samba, reggae, funk e rock e acompanhado da banda Isca de Polícia lançou os seguintes LPs: "Beleléu, Leléu, e eu" (1980), "Às próprias custas S. A." (1983), "Sampa midnight - Isso não vai ficar assim" (1986) e "Intercontinental! Quem diria! Era só o que faltava" (1988).

A partir daí ganhou a fama de “artista maldito” (a qual sempre recusou) por causa do conteúdo altamente crítico e pela falta de apelo comercial, que eram características de suas músicas.

Nos anos 90 Itamar passou a ser acompanhado pela banda Orquídeas do Brasil e lançou os seguintes CDs: “Bicho de sete cabeças” (1993) e “Bicho de sete cabeças vol. 2” (1994). Em 1996 foi novamente acompanhado pela banda Isca de Polícia para o disco “Ataulfo Alves por Itamar Assumpção - pra sempre agora” que lhe resultou em um prêmio de melhor CD do ano concedido pela APCA. Itamar ainda lançou em vida o CD “Pretobras - Por que eu não pensei nisso antes...” (1998).

Itamar Assumpção faleceu no dia 12 de junho de 2003 e no ano seguinte foi lançado o CD póstumo “Vasconcelos e Assumpção - isso vai dar repercussão" e em 2006 foi lançado, pelo amigo Arrigo Barnabé, outro disco em homenagem ao “maldito” que levou o nome de "Missa in memoriam - Itamar Assumpção”.

O disco “Ataulfo Alves por Itamar Assumpção - pra sempre agora” conta com releituras que podem ser consideradas malfeitas por puristas, como era por mim, mas que combinam elementos do samba dos anos 40 com a modernidade que veio à época do lançamento do disco.

Ouvir Itamar Assumpção, e principalmente, este disco é parecido com ouvir Nelson Cavaquinho: deve-se abandonar alguns preceitos. Para ouvir Cavaquinho, deve-se deixar de lado o conceito de voz tecnicamente perfeita. Para Itamar, o segredo é se preparar para arranjos que, a princípio, fogem os limites do samba, mas que caem tão bem como uma bateria fazendo às vezes de um bom pandeiro.


Baixe aqui o disco Ataulfo Alves por Itamar Assumpção - pra sempre agora

Saiba mais sobre Ataulfo Alves

2 comentários:

Anônimo disse...

Mas que boa dica! Há tempos que eu procurava esse disco do Itamar e ainda não tinha encontrado!

Valeu Vermute!

Anônimo disse...

Thanks for giving your ideas. One thing is that college students have a choice between national student loan as
well as a private education loan where it can be easier to opt for student loan debt consolidation reduction than with the federal education
loan.
One thing is that if you are searching for a student loan you may find that you'll want a co-signer.
There are many scenarios where this is correct because you might find that you
do not have a past credit history so the financial institution will require that you've got someone cosign the financial loan for you.
Thanks for your post.
Many thanks for this article. I'd also like to express that it
can become hard if you are in school and merely starting
out to establish a long credit history. There are many learners who are just simply
trying to survive and have a long or positive credit history is often
a difficult thing to have.
I have learned a few important things as a
result of your post. I'd also like to state that there may be a situation
that you will have a loan and don't need a cosigner such as a U.S.
Student Aid Loan. But when you are getting financing through a standard
finance company then you need to be ready to have a co-signer ready to help
you. The lenders will certainly base their very own decision on the few
factors but the biggest will be your credit score.

There are some loan merchants that will furthermore look
at your job history and make a decision based on this but in almost all
cases it will hinge on your score.
One other issue is when you are in a problem where you do not have a co-signer then you may want
to try to make use of all of your federal funding options.
You will find many grants or loans and other grants
that will offer you finances to support with education expenses.
Thx for the post.

I have a website that covers yet another side of the tale.
I suspect we are speaking concerning the same thing yet are
lookiong at it from a somewhat different angle.
Visit my website below and leave your remark please ... loan for a short timeframe uk

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...