quarta-feira, 30 de abril de 2008

Choro gringo?

Antes de ser lançado no Brasil, o documentário Brasileirinho, do finlandês Mika Kaurismäki, foi lançado no Festival de Berlim, em 2005. O filme que fala sobre o que é considerada a primeira música genuinamente brasileira - o choro - já participou de 27 festivais internacionais e já foi exibido em 30 países, chegando somente este ano ao Brasil.


A idéia de fazê-lo surgiu em 2003, quando o produtor suíço Marco Forster se juntou ao Trio Madeira Brasil. Lado a lado, idealizaram o projeto Sarau, que teria como carro-chefe um filme documentário sobre o choro, seguido de uma série de shows no exterior e da distribuição de uma série de CDs nos principais mercados mundiais. Foi então que veio a idéia de convidar o diretor finlandês, que tinha acabado de lançar na europa o filme Moro no Brasil. Mika, que há muito havia se apaixonado pelo Brasil, topou.

Entre os diversos chorões que integram o documentário estão: Trio Madeira Brasil, Yamandu Costa, Hamilton de Holanda, Jorginho do Pandeiro, Celsinho Silva, Henrique Cazes, Alfredo del Penho, Camunguelo e Paulino Dias. Ainda há também os seguintes intérpretes: Zezé Gonzaga, Ademilde Fonseca, Teresa Cristina, Pedro Miranda, Elza Soares e Guinga.

Veja um trecho do documentário
Trio Madeira Brasil executando a valsa espanholada Santa Morena de Jacob do Bandolim




Compre o documentário aqui.

Também foi lançado também um CD com a trilha sonora do filme, que como já era de se esperar, vale a pena e pode ser comprado aqui.

A grande pena é saber que um material riquíssimo como este sai do Brasil, faz um baita sucesso por aí e leva três anos para chegar aos nossos ouvidos. O que mais está rodando lá fora e não sabemos? O que falta para pararmos de exportar o que é bom e importar lixo musical?

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...