quarta-feira, 2 de abril de 2008

O violão invertido de Canhoto da Paraíba

Pode parecer estranho, mas um dos maiores expoentes do choro não vem nem do Rio de Janeiro, tampouco de São Paulo, e sim da cidade de Princesa Isabel, na Paraíba.

Francisco Soares de Araújo nasceu em uma família de músicos. O avô era clarinetista e o pai tocava violão. Desde criança foi acostumado aos saraus e as serestas que eram realizadas em sua casa e seu primeiro violão foi dado pelo seu pai.

A partir daí, Francisco começava a se transformar em Canhoto da Paraíba.

Isso porque Canhoto, como o próprio apelido diz, além de ser autodidata no instrumento, não podia inverter as cordas do mesmo, já que era utilizado por toda a família. Então desenvolveu uma maneira particular de tocá-lo, invertendo o lado do violão, fazendo com que as mais graves ficassem na parte de baixo e as mais agudas em cima.

Em 1959 Canhoto foi para São Paulo, onde conheceu Paulinho da Viola, que viria a ser seu grande amigo e incentivador. Canhoto também é o responsável de fazer Paulinho se interessar em adentrar no mundo do choro, pois quando viu o músico da Paraíba tocar, ficou maravilhado.

Ainda nesse mesmo ano, Canhoto participou de um sarau na casa de Jacob do Bandolim com a presença de Pixinguinha, o maestro Radamés Gnattali, Tia Amélia e Dilermando Reis, encantando a todos que já haviam ouvido comentários do violonista da Paraíba.

Canhoto tem mais de 80 composições e já tocou com grandes nomes da música, como: João Bosco, Sivuca, Paulinho da Viola, César Faria e outros tantos. Além de violão, Canhoto também se aventurou no cavaquinho e no bandolim.

Infelizmente, hoje, Canhoto está impossibilitado de tocar e falar por conta de uma crise sofrida em seu sistema nervoso em 1998, que paralisou parte do seu corpo. No ínicio de 2008 Canhoto teve um problema de insuficiência respiratória. O músico lançou em toda sua vida apenas quatro discos.

Discografia:
·Único amor (1968) Rozenblit LP
·Canhoto da Paraíba, o violão brasileiro tocado pelo avesso (1977) Marcus Pereira Disco LP
·Pisando em brasa (1993) Caju Music LP
·Com mais de mil (1994) Marcus Pereira CD

Pisando em Brasa (Canhoto da Paraíba) --- Canhoto da Paraíba
Get this widget Track details eSnips Social DNA


Um comentário:

Anônimo disse...

Eu também tentei tocar assim. Não deu....

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...