sexta-feira, 28 de março de 2008

À luz da Lua, Pierrô respondeu

Dessa vez o post de sexta-feira saiu atrasado. E alguns podem reclamar, pois a princípio não tem a ver com samba. A princípio.

Trata-se do que os pesquisadores acreditam ser a primeira gravação da história da música. A descoberta de uma gravação folclórica feita por um inventor francês ficou ainda mais brilhante com o sucesso na sua execução. Ouça aqui a canção

A gravação, feita em 1860, é de uma pessoa cantando "au clair de la lune, Pierrot repondit", que de acordo com os pesquisadores do First Sound, é parte de uma canção francesa. Nos dez segundos do arquivo, dificilmente se pode ouvir, mas significam: "à luz da Lua, Pierrô respondeu".

As reações foram variadas. Desde a comoção, como a do historiador David Giovannoni, que disse: "É mágica! Como ouvir um fantasma cantando.", ao riso descontrolado. Este último foi o caso de uma jornalista da rádio britânica BCC. Charlotte Green não aguentou o comentário do companheiro de estúdio e mal conseguiu terminar de falar a notícia de tanto rir. O comentário foi que parecia "o zumbido de uma abelha dentro de uma garrafa". Vale a pena escutar

Para se ter uma idéia, a gravação é datada apenas 17 anos após Thomas Edison inventar o fonógrafo. Muitos anos depois o autofone revolucionaria o processo de gravação, antecipando a vinda do microfone, que possibilitou novas maneiras de cantar, como a de Mário Reis.

O Primeiro Som
Para quem se interessou pelo grupo que realizou a descoberta, vale aproveitar mais o site do First Sound, um grupo de historiadores do registro sonoro, engenheiros de gravação, arquivistas de áudio e outros profissionais dedicados a preservar as mais antigas gravações sonoras humanas.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...