terça-feira, 11 de março de 2008

O samba informal de Mauro Duarte

Considerado por muitos especialistas no assunto como o melhor compositor do chamado Samba de Lamento, Mauro “Bolacha” Duarte (02/06/1930 – 26/08/1989) acaba de ganhar um registro que com certeza entrará na galeria dos melhores discos de samba. O disco é assinado por Cristina Buarque e o grupo Samba de Fato, que é formado por Pedro Amorim, Pedro Miranda, Alfredo Del-Penho e Paulino Dias.

Clássicos conhecidos do grande público como Lama, Canto das 3 Raças e Portela na Avenida ficaram de fora por opção dos artistas, já que essas obras receberam gravações irretocáveis de nomes como: Clara Nunes, Roberto Ribeiro e Alcione. O samba informal de Mauro Duarte – Samba de Fato e Cristina Buarque é composto por 2 CDS com 15 faixas cada, entre inéditas e raridades e fragmentos de música finalizadas postumamente com maestria por Paulo César Pinheiro, seu parceiro mais constante, especialmente para esse trabalho. Há ainda 2 sambas lembrados por Walter Alfaiate (Eu Não Quero Saber e Jeito do Cachimbo), 1 por Paulo César Pinheiro (Dúvida), 1 samba extraído das rodas de samba do bar Bip Bip, em Copacabana, de parceria de Mauro Duarte e Adélcio Carvalho (Carnaval), 2 sambas extraídos do acervo de Elton Medeiros (A Mulher do Pedro e Malandro Não Tem Medo) e a gravação da primeira parte de um samba nunca terminado que leva o nome de Não Sou de Implorar, cantado pelo próprio Bolacha.

Enfim, não há sequer uma música ruim e os arranjos (que ficaram por conta de Cristina Buarque e Samba de Fato) são fiéis ao estilo de Mauro Duarte, fazendo com que o disco seja um verdadeiro presente aos apreciadores da obra do Bolacha e principalmente do bom samba.

Retirado do encarte do CD
Músicas:

CD 1

01- Lenha na Fogueira (Mauro Duarte / Paulo César Pinheiro)
Conhecido nas rodas informais de samba, música perpetuada pela tradição oral que teve primeira gravação em disco por Walter Alfaiate, em 2005, com pequenas alterações na letra. Neste disco é cantada com a letra original.

02- Sublime Primavera* (Mauro Duarte / Paulo César Pinheiro)

03- Carnaval (Mauro Duarte / Adélcio Carvalho)
Música em parceria com Adélcio de Carvalho, companheiro de bar e mecânico de Botafogo, colhida nas rodas de samba informais do bar Bip Bip, em Copacabana, onde é cantada constantemente por seus filhos.

04- Acerto de Contas* (Mauro Duarte / Paulo César Pinheiro)

05- Mineiro Pau* (Mauro Duarte / Paulo César Pinheiro)
Provavelmente, última música composta por Mauro pouco antes do seu falecimento em 1989. Inicialmente, uma homenagem a seu pai nascido em Minas Gerais.

06- Eu Não Quero Saber (Mauro Duarte)
Melodia e letra do samba lembradas por Walter Alfaiate a partir do título da música no caderno de anotações de Mauro.

07- Desde Que Me Abandonou (vinheta) (Mauro Duarte)
Primeira música composta por Mauro, provavelmente em 1947, sem segunda parte, que deveria ser improvisada. Gravação de voz de Mauro em show do projeto Brahma Extra em 1988.

08- Falou Demais* (Mauro Duarte / Paulo César Pinheiro / João Nogueira)
Parceria de Mauro e João Nogueira que não tinha sido completa, foi finalizada por Paulo César Pinheiro a partir de trechos cantados pelos autores em gravações distintas.

09- Samba de Botequim* (Mauro Duarte / Paulo César Pinheiro)
Letra de Paulo César Pinheiro que, a princípio, gerou polêmica pela concordância verbal nos primeiros versos e, depois, foi avalizada por parecer de estudiosos da língua portuguesa. Leia o parecer completo no site do disco.

10- Compaixão* (Mauro Duarte / Paulo César Pinheiro)

11- Sofro Tanto (Mauro Duarte / Paulo César Pinheiro / Maurício Tapajós)
Samba originalmente gravado por Cláudia Savaget em 1979.

12- A Mulher do Pedro (Mauro Duarte / Elton Medeiros)
Música encontrada no acervo de Elton Medeiros com gravação de voz e batucada dos compositores que foi aproveitada neste disco como vinheta de apresentação no ínicio da faixa.

13- A Água Rolou (Mauro Duarte / Paulo César Pinheiro)
Samba com única gravação no LP do cantor Portella de 1992.

14- Engano* (Mauro Duarte / Paulo César Pinheiro)

15- Não Sei (Mauro Duarte / Noca da Portela)
Parceria com Noca gravada originalmente em LP raro da cantora Sônia Santos de 1975.

CD 2

01- O Samba Que Eu lhe Fiz* (Mauro Duarte / Paulo César Pinheiro)

02- Dúvida (Mauro Duarte / Paulo César Pinheiro)
Samba inédito lembrado a partir da letra datilografada encontrada por Paulo César Pinheiro em seu acervo pessoal.

03- Jeito do Cachimbo (Mauro Duarte)
Samba lembrado por Walter Alfaiate a partir do caderno de músicas pessoal de Mauro Duarte.

04- Mais Consideração (Mauro Duarte / Paulo César Pinheiro / Maurício Tapajós)
Gravado em 1987 por Mart'nália. Apesar de tomar conhecimento à época, Mauro não chegou a conhecer a gravação original e não se lembrava da música, composta na casa de Maurício Tapajós em tarde regada a cerveja.

05- Malandro Não Tem Medo (vinheta) (Mauro Duarte / Elton Medeiros)
Gravação informal da música ainda não terminada, extraída do acervo de Elton Medeiros é cantada e batucada pelos autores.

06- Começo Errado* (Mauro Duarte / Paulo César Pinheiro)

07- Lamento Negro* (Mauro Duarte / Paulo César Pinheiro)

08- Sonho de Criança (Estado de Coisas) (Mauro Duarte / Noca da Portela)
Samba gravado por Noca da Portela em 1980 e por Paula de Madureira em 1985.

09- Reza, Meu Bem (Mauro Duarte / Paulo César Pinheiro)
Samba inédito encontrado no acervo de Paulo César Pinheiro.

10- Sonho e Realidade (Mauro Duarte / Edil Pacheco)
Música inédita, é a única parceria de Mauro com o baiano Edil Pacheco.

11- À Procura da Felicidade (Mauro Duarte /Maurício Tapajós / Paulo César Pinheiro)
Música gravada por Ataulfo Alves Jr. em 1974.

12- Samba do Eleitor (Mauro Duarte / Adélcio Carvalho)
Morro (Mauro Duarte / D. Yvonne Lara)
Samba do Eleitor: Samba de tema político, ainda inédito, encontrado em fita K7 com gravação informal dos autores / Morro: Também de temática social, é a única parceria de Mauro com Dona Ivone Lara. Gravado por Elza Soares em 1979.

13- Não Sou de Implorar (vinheta) (Mauro Duarte)
Muitas vezes, ao chegar em casa com uma idéia nova de samba, Mauro registrava em fita o mote para ser terminado depois, às vezes em parceria. Alguns desses sambas eram esquecidos ou ficavam somente com a primeira parte. Essa vinheta é um exemplo dessas gravações de Mauro, que não tocava instrumento harmônico, batucando e cantando o samba para ser terminado posteriormente.

14- Tempo de Amigo (Mauro Duarte / Paulo César Pinheiro)
Inédito até a morte de Mauro, foi mostrado por Paulo César Pinheiro a Ataulfo Alves Jr. que o gravou em 1997.

15- Caprichosos de Pilares (Mauro Duarte / Paulo César Pinheiro)
Depois de grande sucesso obtido por Clara Nunes com a gravação de "Portela na Avenida", Mauro Duarte e Paulo César Pinheiro decidiram fazer uma série de músicas exaltando as escolas de samba do Rio de Janeiro. Dos 10 sambas-exaltação, Caprichosos de Pilares era o único que permanecia inédito.

(*) Músicas finalizadas postumamente por Paulo César Pinheiro em 2006, a partir de trechos encontrados em fitas do acervo pessoal de Mauro Duarte.

Ficha Técnica
Produção: Alfredo Del-Penho
Direção Artística: João Augusto


Compre aqui o disco: O samba informal de Mauro Duarte – Samba de Fato e Cristina Buarque

2 comentários:

Anônimo disse...

Mais do que um disco, isso é um registro na história do samba! Só mesmo uma gravadora independente para lançar algo tão bom e tão na contramão das indústrias fonográficas!

Unknown disse...

Felipe parabéns pelo site! É excelente! Será que vc poderia publicar ou me enviar a letra de Lamento negro? Meu e-mail é brsamba@yahoo.com.br, apareça no meu blog, o samba lá é mato! Abs!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...