
Ela é conhecida principalmente por ter pintado o homem que come homens, o antropófago, “O Abaporu”. Além de ser um ícone do modernismo brasileiro, Tarsila do Amaral, marcou a história com “Operários”, pintada depois de uma visita à União Soviética e deu início à pintura social no Brasil.
Em fevereiro de 1924, Tarsila do Amaral passa o carnaval no Rio de Janeiro acompanhada de Oswald de Andrade. Recém chegada da Europa, onde teve intenso contato com poetas, pintores, músicos e todo o tipo de modernista que se possa imaginar, Tarsila chegou no Brasil com fome de cultura brasileira.
Nessa época, sua pintura ficou conhecida como “pau-brasil”, por conta das cores e temas brasileiríssimos. O carnaval de Madureira marcou Tarsila e a pintora do interior de São Paulo deixou essa marca registrada em três telas: “Carnaval em Madureira”, “Morro da Favela” e “EFCB”, todas feitas em 24.
Melhor do que falar de cada uma é vê-las de pertinho, ainda que seja na tela de um computador. Se quiser, clique em cada uma para aumentar.

óleo/tela 64 X 76cm
Assin:"Tarsila 1924"
óleo/tela 142 X 127cm,
Assin.:"TARSILA 1924"
Carnaval em Madureira-1924
óleo/tela 76 X 63cm
Assin.:"Tarsila 24"
Se você também pintou o samba, envie sua obra para vermutecomamendoim@gmail.com
Um comentário:
Really nice paintings! People doesn´t know Tarsila in Sweden. It´s very good to see those beautiful brazilian work.
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