sábado, 22 de março de 2008

Descobertas 63 letras inéditas de Cartola

A obra do que pode ser considerado o maior sambista da história está em vias de tomar dimensões ainda maiores. Angenor de Oliveira, o Cartola, compunha em ritmo intenso. Era um samba pro pileque e outro pra ressaca. E olha que em uma época Cartola chegou a tomar dois litros de cachaça por dia. É um porre de manhã e outro a tarde.

Todas suas composições eram devidamente anotadas em um velho livrinho que em uma ocasião foi posto para fora do barracão, como se fosse lixo. Exposto ao sol e à chuva, o livro ficou imprestável. Quando Cartola chegou e viu toda sua obra em estado lastimável, se irritou e pôs fogo no caderno.

Mesmo assim muita coisa ficou guardada “embaixo do tapete” e recentemente sua neta, a produtora musical Nilcemar Nogueira, catalogou todas as composições do avô. O resultado foi a descoberta de 63 letras inéditas em um total de 187 canções. Outras 37 músicas permanecem inacabadas.

As músicas foram encontradas em papéis velhos, maços de cigarros e com entrevistas com amigos e parceiros de Cartola. O material reunido se tornará em um livro, que será lançado para comemorar o centenário do nascimento de Cartola, este ano.

Saiba mais sobre um samba vendido por Cartola

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...