segunda-feira, 30 de março de 2009

Bezerra contra os 171´s da fé

Bezzera da Silva foi daqueles partideiros da pesada. Sem papas na língua, o Embaixador das Favelas cantou toda a malandragem deste Brasil: o político ladrão, o corno sabido e o corno manso, o caguete, o cafungador, a vizinha fofoqueira, as sogras e muito mais. É entre essa imensa temática que estão os trambiqueiros da fé, para os quais Bezerra também dedicou sua ácida ironia.
O primeiro que vamos apresentar é o "Pastor Trambiqueiro". Figura típica espalhada por algumas igrejinhas por aí. Tem uma capacidade imensa para vender a fé a preços altíssimos e curiosamente vai engordando sua conta:

Pastor Trambiqueiro


A música foi composta por Zaba e gravada no LP "Partideiro da Pesada", de 1991. No mesmo disco, Bezerra mandou um recado nervoso para alguns sacristãos pilantras. Saquem só a letra de "Canudo de ouro", composta por Adelzonilton, Nilo Dias e Franco Teixeira:

Canudo de Ouro


A terceira vai pros Pais de Santo malandros. A versão de "Zé Fofinho de Ogum" que você ouvirá foi gravada ao vivo e lançada no disco "Meu bom Juiz", de 2003, o último de Bezerra.

A figura do Zé Fofinho também é muito popular: faz amarração das boas, fecha e abre o corpo de qualquer um, trás marido de volta e arruma emprego. Só não faz chover:

Zé Fofinho de Ogum


Mais no Vermute com Amendoim
Conheça as gírias do Porta-Voz do morro

Um comentário:

fabio disse...

embora nao seja protestante nem nada no final de sua vida bezerra se converteu ao protestantismo, mas se analisarmos seu album ele nao tece nenhuma critica a antiga vida, ressalta o seu achado "religioso" um disco bem interessante tambem. Realmente Bezerra era unico vivendo seus momentos de vida através de seus momentos de fé. Abraço rapaziada

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...