quinta-feira, 19 de março de 2009

A inspiração é Candeia

Hoje eu estava procurando um comercial que de alguma maneira faça contato com o samba ou o choro para postar aqui. Quando de repente me deparo com o seguinte vídeo da Natura para o carnaval de 2004:



O vídeo é bem feito. A música não é lá grande coisa, mas também cai bem. No entanto o que me chamou mais atenção é a incrível semelhança da cena que se inicia no segundo 5 e vai até o 15 com duas cenas do curta Partido Alto de Leon Hirzman.

Note que no minuto 3:43 até 4:40 do filme de Leon aparece um rapaz com um ganzá sambando tal qual o vídeo da Natura. Ainda no curta identificamos outra cena que serviu de base para a elaboração do comercial. Ela começa no minuto 6:14, onde o cinegrafista mostra mais os outros integrantes da roda. Atentem para a semelhança do rapaz com o agogô, do tamborim e do reco-reco (inclusive nos movimentos corporais).




Só para registro, a peça é da W/Brasil e a música é de autoria de Ronaldo Bastos e Celso Fonseca. A interpretação é da Sandra de Sá.

3 comentários:

João Gabriel disse...

Inegável a inspiração (ou homenagem?) do comercial ao curta "Partido Alto". Já assisti e reassisti esse curta inúmeras vezes. Para quem não viu "corre pra ver" pois é essencial! Agora devo parabenizar o blog porque essa descoberta é do fundo do fundo falso do baú! Abraço a todos!

Murilo Mendes disse...

Valeu João.

Abs

Daniel Banho disse...

O "rapaz" sambando é o Wilson Moreira, não?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...