terça-feira, 24 de março de 2009

Rindo e com gosto amargo na boca

O QG já tem internet novamente. E vamos aos posts atrasados!

É sempre útil alertar sobre bons textos que andam circulando pela internet ou pelas bancas. É o caso do perfil de Germano Mathias feito por Leonardo Fuhrmann, da Revista Brasileiros.


Leonardo visitou Germano no seu modesto apartamento em uma CDHU no bairro do Jaraguá (e quem pensava que sambista vivia de renda...)

Mas Germano continua com muito bom-humor. Ainda mais quando um jornalista o visita para estampá-lo em alguma revista por aí. Eu também fui à casa do Catedrático do Samba e entre muitas piadinhas ele me revelou: "Você vai me dar mídia. E espaço na mídia de hoje está muito caro".

Sem mais delongas, dê uma olhadinha nos três primeiros parágrafos do texto que saiu na Brasileiros:

"O sambista Germano Mathias sabe que é um personagem. "Faça a entrevista lá em casa, só me avisa antes para eu fazer a barba e colocar a minha roupa de malandro. Vou até estrear uma camisa", disse. O senhor de 75 anos que estava de bermuda na sala de seu pequeno apartamento no Jaraguá (zona norte paulistana), fazendo palavras cruzadas, cercado de dicionários, volta de chapéu preto, camisa listrada, calça social, meia social cinza e sapato. "É de couro legítimo de chupa-cabra", brinca.

Dias antes, havia se apresentado no Mercado Municipal paulistano, na festa de aniversário da cidade. Sem cachê para levar sua banda, ele cantou com os músicos que acompanham Jair Rodrigues, que se apresentou em seguida. Não houve tempo para ensaio algum, apenas uma rápida conversa antes de subirem ao palco.


Os músicos não conheciam o repertório do cantor, que recitava a letra até que eles conseguissem acompanhá-lo. Entre causos e piadas, o improviso foi disfarçado. "O dinheiro que ofereceram pelo meu show era pouco, mas sabe como é: melhor comer uma vez por dia do que uma vez por semana", contou depois.
"

Leia o texto disponibilizado no site aqui.
Quer ler a biografia de Germano? Conheça-a aqui

2 comentários:

Isabelle disse...

Parabéns pelo bog,os posts são maravilhosos!!!
Desculpe a invasão de privaciddae,mas não consegui resistir,ao ver o comentário de vocês no blog Choro das 3 e "bisbilhotei",não me arrependo,hehe..
Continuem com a divulgação da música brasileira,agora,vou visitar com frequência,ok?
Um grande beijo!
Isabelle(admiradoRA do som das meninas do grupo Choro das 3)
Fortaleza-CE
:)

Fel Mendes disse...

Valeu pela força Isabelle! Ficamos feliz em saber que o trabalho tá agradando.

Mas o melhor mesmo é divulgar essa cultura brasileira que parece tão apagada ultimamente.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...