segunda-feira, 2 de março de 2009

Destinatário: Devedores

Seguindo a onda levantada pelo Murilo no post anterior, hoje vão aí mais duas cartas. Uma de Noel, e a outra de Henrique Gonçalves interpretada pelo mestre do samba de breque: Moreira da Silva.

Uma das situações mais incovenientes entre dois homens de bem é cobrar dinheiro ou pedir algum emprestado. Mas para dois habilidosos na arte de cantar samba sobre temas cotidianos, a tarefa parece facílima.

O pioneiro, é claro, foi Noel Rosa quando em 1931 escreveu "Cordiais Saudações". Na música, o eu-lírico está literalmente sem um puto no bolso e tenta reaver 10 mil réis que emprestou ao amigo. Elegante, Noel primeiro certifica-se da saúde do companheiro para depois ir direto ao ponto. Ouça a versão que foi comercializada, com o Bando de Tangarás:

Cordiais Saudações


Já o samba de Henrique Gonçalves, que toma forma na voz do malandro Moreira é um pouco menos discreto. O próprio título já revela a índole do camarada que está devendo a grana: "Amigo Urso". A música foi gravada dez anos depois da de Noel e segue no mesmo ritmo de carta:

Amigo Urso


Mas Kid Morengueira não ficou satisfeito e ele mesmo emendou a resposta da carta de Gonçalves. Mais uma cartinha que não precisou de selo, foi prensada e vendida em vinil em todo território nacional. Saquem só.

Resposta ao Amigo Urso

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...