segunda-feira, 16 de março de 2009

Discografias jogadas no lixo

Apavoradas com o sucesso da música digital gratuita, as gravadoras estão usando seus tentáculos para tentar impedir que internautas parem de trocar música pela internet. A última investida foi contra a comunidade "Discografias", do Orkut. Com pouco mais de 900 mil participantes (e mais de um milhão de beneficiados), a comunidade costumava disponibilizar grandes álbuns para download. Costumava.

A APCM [Associação Antipirataria Cinema e Música] obrigou seus moderadores a encerrarem as atividades. "Em se tratando de música, ninguém tem mais arquivos que violam direitos autorais do que a 'Discografias'", disse à Folha Online Edner Bastos, coordenador antipirataria da associação que defende a propriedade intelectual. A batalha entre a comunidade e a APCM não era nova. Já em outubro de 2008 o embróglio estava armado.

Perdemos mais um gigante. Foi assim com o Som Barato, que tinha um dos maiores acervos de MPB na internet. Mas novas forças vão surgindo por aí (quer conhecer o sombarato.org?). O que nós, simples trocadores de músicas, podemos fazer? Que tal mandar um email pra APCM (Clique aqui). Ou participar de um abaixo-assinado para mostrar que somos mais fortes?

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...