sexta-feira, 6 de março de 2009

Eles se renderam

A música é conhecidíssima. Foi composta por Ary Barroso em uma noite de chuva torrencial de 1939 e gravada no mesmo ano pelo rei da voz, Francisco Alves, com arranjos extraordinários (como costumavam ser) de Radamés Gnattali.

Estamos falando da belíssima "Aquarela do Brasil", um samba que exalta esta "terra de samba e pandeiro" bem aos moldes do que Getúlio Vargas queria para "estatizar" a cultura nacional. Curiosamente foram justamente os censores de Getúlio que queriam eliminar o verso que fala do samba. Afinal, antigamente tocar pandeiro era sinônimo de arruaça.

Fatalmente todo e qualquer brasileiro que se preza já escutou a canção. Mas mundo afora seu sucesso também é estrondoso. É conhecida em inglês como "Watercolor of Brazil", mas eu não sabia que nossos hermanos argentinos também apreciavam esta beleza. Veja só a torcida do Boca Juniors:



Para quem se interessa por cantitos, essa festa que a torcida faz, a Revista Invicto traz uma matéria sobre o assunto. Por sinal, feita por este que vos escreve.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...