sexta-feira, 20 de março de 2009

O bom humor dos traços de Baptistão

Fazia tempo que não aparecia um "Samba Pintado". E os traços do cartunista de hoje não deixam nada a desejar se comparado com grandes nomes, como o Lan.

Com vocês Baptistão!

Eduardo Baptistão tem 43 anos. Nasceu pauilsta e formou-se publicitário em 1988, na Cásper Libero. Seus desenhos podem ser vistos frequentemente nas páginas do Estadão, Jornal da Tarde e Carta Capital.
E quem pensa que ele é só trabalho, está enganado. O desenho acima é prova disso. Baptistão colocou o amigo Aurélio Prieto ao lado dos titãs da música popular brasileira. Da esquerda para direita: Cartola, Paulinho, o tal do amigo Aurélio, Pinxinguinha, Paulo Moura e Noel.

Seu belo traço vai mais longe. É detalhista e colorido, capaz de dar emoção ao que faz. Atente a construção do desenho de Paulinho da Viola. O bacana é que há o esboço e o resultado final:
Dá pra ver que não foi à toa que ele coleciona uma vasta lista prêmios, entre eles o primeiro lugar no Salão Internacional de Humos de Piracicaba em 2000 e 2005. Também foi vencedor do Troféu HQ Mix Melhor Caricaturista de 2001, 2004, 2005, 2006 e 2007.
No blog que mantém sempre com as caricaturas que acabaram de ser publicadas por aí, Baptistão também fala sobre a técnica do seu trabalho: "Se o contraste que você quer dar não estiver na foto, vai ser difícil consegui-lo por conta própria(...)Aproveitando para esclarecer uma dúvida frequente: Eu uso lapiseira Pentel 0.5, com grafite 2B".

E não só de compostitores e intérpretes, como o João Nogueira acima, vive esse caricaturista. Baptistão também tem desenhos com temas políticos, esportivos, musicais em geral. Ao visitar seu blog, percebe-se. Tudo é motivo pra uma boa caricatura. Saquem só como ficou o poeta Paulo César Pinheiro.

Além do site, ele disponibiliza outra forma de contato. Baptistão costuma responder no email: ebaptistao@uol.com.br. Pra finalizar, um desenho de um nome que passa pouco por aqui, mas não devia: Chico Buarque

2 comentários:

Anônimo disse...

Samba pintado é uma das facetas do Vermute que eu mais gosto.

Bambalejalu disse...

muito gostoso de ver ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...