segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Mestre Salu partiu

Partiu Mestre Salu, um dos grandes nomes da música tradicional pernambucana. Aos 62 anos, Manoel Salustiano Soares sofreu de uma arritmia cardíaca e não conseguiu suportar. Morreu no último domingo, às 7h30, em Recife.

Desde o domingo anterior, Mestre Salu estava internado no Pronto Socorro Cardiológico de Pernambuco. O motivo da internação foi uma complicação com a doença de Chagas, que enfrentava há 20 anos.



Nascido em 1945, ele foi responsável pela preservação e continuidade de estilos musicais típicos, como ciranda, o maracatu, o coco, o improviso da viola, o caboclinho, entre outros.


Um comentário:

Anônimo disse...

Informo a todos que em face da construção do prédio da 10ª Circunscrição Ministerial localizado em Nazaré da Mata-PE, sugeri ao Procurador Geral do MP, Paulo Varejão, que a mesma seja denominada: 'Doutor Manoel Salustiano Soares', o conhecido Mestre Salustiano ou Mestre Salu (Aliança, 12 de novembro de 1945 — Recife, 31 de agosto de 2008), pois, o mesmo foi o grande responsável pela divulgação do maracatu em Pernambuco e no Brasil, sendo esta a manifestação folclórica mais forte na região da Mata norte deste Estado, exatamente onde está localizada a décima Circunscrição ministerial, além de ter sido um brilhante ator, músico, compositor, artesão.
Vale destacar que o homenageado também foi considerado uma das maiores autoridades da cultura popular pernambucana, inclusive, tendo sido agraciado, em 1982, pela Universidade Federal de Pernambuco, com o título de doutor honoris causa, e, no ano de 2007 recebeu o título de Patrimônio Vivo de Pernambuco (Lei nº 12.196 de 2 de maio de 2002).
Destarte, o termo Doutor é para demonstrar que mesmo sendo analfabeto “o mestre Salu” recebeu o reconhecimento da UFPE o declarando doutor em sua atividade, tal como qualquer outro doutor letrado, pois, o mesmo mostrou e ensinou sua arte a humanidade. Aproveito o ensejo para consignar que o homenageado é um dos grandes Heróis pernambucanos, sendo uma honra para o Parquet do Estado do Leão do Norte efetivar essa justa homenagem ao agregá-lo no rol dos heróis que denominam os prédios do MP-PE. Com nossos protestos de consideração e apreço, firmo o presente. PAULO HENRIQUE QUEIROZ FIGUEIREDO Promotor de Justiça

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...