sexta-feira, 19 de setembro de 2008

O dia em que Cartola e Elton foram desafiados

Em um dia de 1961, Renato Agostini (um dos "investidores" do Zicartola), foi até a rua dos Andradas acompanhado da mulher e encontrou apenas Elton e Cartola. Um batucando e o outro com o violão em mãos. Há pouco mais de duas horas Elton chegara da Secretaria de Economia do Rio de Janeiro, onde trabalhava. Ficou batendo papo com o amigo que rapidamente lhe propôs: "Vamos fazer um samba?"

Elton jamais recusaria um pedido desses, ainda mais vindo de quem veio. "O Cartola diz pra mim para fazer um samba é quase uma ordem", brinca. Quando Renato chegou, os dois estavam cantarolando para não esquecer. O samba se chamava Castelo de Pedrarias e tinha uma letra imensa.

Animados com o resultado, os dois viraram para Renato e disseram : "Que bom que você chegou! Acabamos de compor um samba". O amigo ouviu a música pacientemente e ao terminar resolveu propor um desafio: "Vocês não fizeram nada agora. Se vocês são sambistas, quero ver fazer um samba na minha frente!".

Os dois toparam o desafio e Cartola saiu na frente: "A sorrir...". Em mais ou menos quarenta minutos estava pronto O Sol Voltará. O Samba foi gravado três anos depois por Nara Leão no seu LP chamado Nara. A música mudou seu nome para O Sol Nascerá e se tornou o maior sucesso da dupla Elton Medeiros e Cartola.



A sorrir
Eu pretendo levar a vida
Pois chorando
Eu vi a mocidadePerdida
Fim da tempestade
O sol nascerá
Finda esta saudade
Hei de ter outro alguém para amar

Já o Castelo de Pedrarias acabou sendo esquecido. Elton lembra apenas dos últimos versos, por sinal bastante cartolianos. "Sonhaste com um castelo de iguarias. Iguarias que jamais terias".

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...