domingo, 31 de agosto de 2008

Disco da semana: Vibrações - Jacob do Bandolim e Época de Ouro


Em 1967 Jacob do Bandolim encerrava sua discografia com chave de ouro. "Vibrações" é o último disco solo de Jacob e seu conjunto, o Época de Ouro. Veja o que diz Henrique Cazes sobre o LP:

"[...] um caso raríssimo de unanimidade na discografia brasileira. "Vibrações", de 1967, é um dos discos mais perfeitos já realizados no país. É também um trabalho que resiste ao tempo, soando sempre atual [...]."

Neste registro, Jacob prova que nunca se acomodou com a fama de grande instrumentista e de que sempre buscava a perfeição como bandolinista. Os méritos também devem ser divididos com o conjunto Época de Ouro, que era formado por: Dino 7 Cordas, César Faria, Carlinhos Leite, Jonas Silva, Gilberto d'Ávila e Jorginho do Pandeiro. Veja abaixo a descrição dos participantes do disco, feita pelo próprio Jacob na contracapa do mesmo.

"JACOB: Jacob Pick Bittencourt (N.14.2.918 - GB), estudante de bandolim desde 1933 (que perseverança!), perito-contador (o que é?), escrivão da Justiça Criminal da GB (treina na máquina o que tocará a noite) e escapulido do 1º enfarte quando interpretava o "Lamento", de Pixinguinha, o que valeu a pena.

DINO: Horondino José da Silva (N. 5.5.918 - GB), professor de violão de 6, 7 ou mais cordas que esse instrumento venha a ter. E que professor! Estuda tanto quanto leciona. Acabará tocando harpa... Não é chorão autêntico porque não chega atrasado, raro beber e adora ensaiar. Para meu orgulho, basta-me ser seu contemporâneo.

CÉSAR: Benedito César Ramos de Faria (N. 24.9.919 - GB) acompanha-me desde 1939. Oficial de Justiça da GB. Harmonizador do conjunto, é o único que, até hoje, conhece todo meu repertório. Não perdoa-me tê-lo gongado, em público, quando pretendeu ser cantor. Melhor. Tenho grande violonista.

CARLINHOS: Carlos Fernandes de Carvalho Leite (N. 1.1.924 - Estado do Rio) é agente fiscal deste Estado. Violão "gemedeira", bom para seresta, é rápido nos solos ou baixarias. Calmo e observador. Aliás recentemente ficou noivo. De namoro, dez anos! Muito calmo e observador, o Carlinhos.

JONAS: Jonas Pereira da Silva (N. 11.4.934 - Estado do Rio) é funcionário público em Niterói. Ótimo solista de cavaquinho, meu "centro" ideal, não toca "atravessado" e adapta, a cada número, palhetada adequada. Tudo isso ostentando linda mecha branca nos cabelos.

GILBERTO: Gilberto d'Ávila (N. 21.4.915 - Estado do Rio) é o pandeirista. Isso dito assim, parece nada, mas a segurança de suas batidas oferece-me tranqüilidade. Não suporta malabarismos, embora saiba fazê-los. Toca, só e bem. Basta-me. É também o "leão-de-chácara" do conjunto. Briga, é com ele...

JORGINHO: Jorge José da Silva (N. 3.12.930 - GB) é o ritimista. Irmão de Dino e primo de Tico-tico. Ouvido apurado, difícil de satisfazer, é o critico do conjunto
".

Músicas:
01 - Vibrações (Jacob do Bandolim) / Choro
02 - Receita de Samba (Jacob do Bandolim) / Choro
03 - Ingênuo (Pixinguinha) / Choro
04 - Pérolas (Jacob do Bandolim) / Choro
05 - Assim Mesmo (Luiz Americano) / Choro
06 - Fidalga (Ernesto Nazareth) / Valsa
07 - Lamentos (Pixinguinha) / Choro
08 - Murmurando (Fon-Fon) / Choro
09 - Cadência (Joventino Maciel) / Choro
10 - Floraux (Ernesto Nazareth) / Tanguinho
11 - Brejeiro (Ernesto Nazareth) / Tanguinho
12 - Vésper (Ernesto Nazareth) / Valsa

Informações tiradas da coletânea Jacob do Bandolim.

Baixe esse disco no um que tenha.

2 comentários:

Anônimo disse...

Esse disco é fantástico. Na Virada Cultural, o Hamilton de Holanda tocou ele inteirinho.

Anônimo disse...

Um dos momentos mais felizes da música brasileira. Esse disco é fantástico.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...