quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Os despachos de Jackson e Roberto

Dizem que a música "Pisei num Despacho" narra um fato verídico que aconteceu com o compositor Geraldo Pereira. No entanto, a finalidade deste post é ouvir duas versões, bem diferentes por sinal, deste grande samba.

Uma versão é interpretada pelo "Príncipe do Samba", Roberto Silva. Nela o andamento é mais devagar e os arranjos são típicos de um samba-canção, com solos de trombone e flauta. Além disso, é possível identificar instrumentos como cavaco, pandeiro e violão.

O responsável pela outra versão é Jackson do Pandeiro, e se a versão anterior contava com solos de instrumentos de sopro, nesta quem sola bonito no meio da música é um acordeão. Apesar de conter também trombone, flauta, pandeiro, cavaquinho, violão etc., o andamento da música é totalmente diferente. Ela tem um pé no forró. Prova disso é que também se pode ouvir claramente um triângulo no acompanhamento.

Veja a letra abaixo e ouça as duas versões:

Pisei Num Despacho (Geraldo Pereira)

Desde o dia em que passei
Numa esquina
Pisei num despacho
Entro no samba meu corpo tá duro
Bem que procuro a cadência e não acho
Meu samba meus versos, não fazem sucesso
Há sempre um porém
Vou à gafieira , fico a noite inteira
No fim não dou sorte com ninguém
É mas eu vou num canto
Vou num pai de santo
Pedir qualquer dia
Que me dê uns passes
Um banho de erva e uma guia
Está aqui o endereço
O senhor que eu conheço
Me deu há tres dias
O mais velho é batata
Diz tudo na exata
É uma casa em caxias




Um comentário:

Unknown disse...

O importante ressaltar é que o "Prícipe do Samba" Roberto Silva ainda está em plena atividade, como um dos poucos cantores remanescentes daquela época de ouro da nossa música popular Brasileira, comemorando este ano 70 anos de carreira. Estive em um show seu no Carioca da Gema no RJ este mês e ele não fica a dever nada pra nova geração. Animou a juventude e fez os saudosos delirarem em sua lembraças. Terça, dia 30/09/2008 é o último dia da temporada, quem quizer conferir vale a pena.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...