terça-feira, 2 de setembro de 2008

A Ronda de Vanzolini

Uma mulher abre a porta de um bar qualquer na avenida São João, estica o pescoço e corre o olhar por todas as mesas procurando por alguém. Esta é a situação que inspirou Paulo Vanzolini a compor a música Ronda. Vale ressaltar que o Eu-lírico da música é feminino, dando maior caráter de crônica à música. Na imaginação do compositor, a mulher estava a procura do namorado para resolver alguma pendência, tão grave que resultaria em morte.

A música que foi composta em 1945, só foi gravada em 1953 por acaso. Vanzolini conta que ele estava acompanhando a cantora Inezita Barroso durante a gravação do seu primeiro disco e um lado já estava reservado para a famosa "Moda da Pinga". No entanto não havia nenhuma música reservada para o outro lado, e como era inviável encontrar um compositor que autorizasse a gravação, Inezita então gravou a história do assassinato na avenida São João.





Ronda (Paulo Vanzolini)

De noite eu rondo a cidade
A te procurar sem encontrar
No meio de olhares espio em todos os bares
Você não está
Volto pra casa abatida
Desencantada da vida
O sonho alegria me dá
Nele você está
Ah, se eu tivesse quem bem me quisesse
Esse alguém me diria
Desiste, esta busca é inútil
Eu não desistia
Porém, com perfeita paciência
Volto a te buscar
Hei de encontrar
Bebendo com outras mulheres
Rolando um dadinho
Jogando bilhar
E neste dia então
Vai dar na primeira edição
Cena de sangue num bar
Da avenida são joão

Um comentário:

Anônimo disse...

depois, em homenagem, Caetano punheta o pau mole do Vanzolini, e cria sampa, outra bela poesia.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...