sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Aprendendo com o mestre

Há pouco tempo foi criada a seção "Samba e Jazz" e já vou dar outra contribuição:

Trata-se de um vídeo do saxofonista Gerry Mulligan aprendendo o Samba de uma nota só, de Tom Jobim e com o próprio Tom. O vídeo foi feito na década de 1950, no apartamento de Mulligan. Curiosamente ele não está empunhando seu tradicional sax barítono, mas sim um clarinete.

Outro fato curioso é que mesmo sendo um músico de primeira, Mulligan tem dificuldade de acertar o tempo da música. Ele confessa isso durante a gravação, quando fala da última frase: "É uma frase muito difícil". Tom concorda e consola o companheiro dizendo que, para ele, tocar jazz também é muito difícil.

É então que entra a explicação sobre o que tanto se fala da criação de João Gilberto: a nova batida. Ou como eles dizem: "The rhythm section". São notas atrasadas ou que entram no tempo fraco, deixando o andamento diferente do que os ouvidos do jazz estavam acostumados.

Quando a aula termina, Mulligan já consegue tocar perfeitamente. Uma prova de que um aluno brilhante e um professor espetacular dão resultado!



Em outro post, a mesma música foi explorada. Era a rainha do Scat Singing, Ella Fitzgerald .

2 comentários:

Juliano Coelho disse...

Muito bom o vídeo. Engraçado que o Mulligan tem dificuldade na parte que, supostamente, é mais fácil. Ele comprova a tese da letra da música, que diz que não adianta tocar inúmeras notas e não dizer nada. Vale muito mais tocar uma só e complicar a cabeça de gringo do gerry mulligan.

Anônimo disse...

отличный сайт!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...