segunda-feira, 4 de agosto de 2008

A Lapa entre o novo e o velho

Quem anda na Lapa hoje se dá conta de como duas realidades distintas podem se encontrar e viver em uma harmonia que assusta quem ainda não está acostumado. É ver ao mesmo tempo, crianças entupindo o nariz de cola, enquanto turistas e moradores da Zona Sul do Rio gastam um bocado de dinheiro.

A Lapa nasceu como um reduto de bambas, de malandros. E ser malandro na década de 30 não era fácil, como não é fácil hoje. Só que hoje os malandros que ali trançam as pernas são olhados de longe por gente como eu, que ando por lá em busca de uma boa música para se ouvir.

A Lapa é suja sim. Porque o dia em que a Lapa for limpinha como as ruas do Leblon, aí perdeu a graça. (A foto é da década de 20 e foi tirada da Rua do Riachuelo)

Dito isto, falo agora do novo documentário que vem por aí. Sistema Lapa de Samba é dirigido pelo jornalista Bruno Maia e ainda não tem data de estréia. O filme conta a trajetória da Lapa, que na década de 50 chegou ao fundo do poço e vem ressurgindo desde 1997.

Bruno tenta provar que há uma nova revolução do samba, que está surgindo na Lapa. Verdade ou não, o documentário está aí para criar polêmica. Estou ansioso.



Conheça também o artista plástico que criou o mosaico da escadaria da Lapa

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...