quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Os Desafinados ou O Mistério do Samba?

Os jornais já começaram a falar. Quem foi nas pré-estréias, já está dando seus pitacos. Os Desafinados ou Mistério do Samba? As duas estréias deste final de semana do cinema nacional estão ligadas por um eixo, a música brasileira.

Uma é documental. Falando dos seus grandes fundadores. De gente que já foi e de outros que estão por aí. Jair do Cavaquinho, Monarco, Paulo e Paulinho. A Vejinha disse que não vale a pena. O Estadão viu por outro lado. Talvez tenha um pequeno problema de roteiro sim, mas aviso que é muito mais emocionante ver Jair do Cavaquinho e outros grandes nomes conversando com o espectador quando se tem prévia empatia por ele.

O outro um romance, enredado nos anos após o breve início da bossa nova. Na minha opinião muito longo. Na sessão de pré-estréia, na sala menor do Frei Caneca (talvez a seis?), as poltronas não tiveram sossego, tanto que se ajeitava de um lado para o outro. Nem mesmo os créditos tiveram credibilidade. Grande parte do cinema levantou antes de passarem as principais letrinhas.

É verdade que o ideal é ver os dois, mas se tiver que escolher, meu voto é mais do que evidente. Mais vivo, enquanto o outro divaga em uma paixão, duas ditaduras e uma banda de música. Sexta-feira, está aí. Vale a pena ler o que estão dizendo e tomar a própria decisão sobre qual ver primeiro.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...