sábado, 13 de junho de 2009

Zé Barbeiro Convida



Ainda dá tempo para acompanhar a roda de samba que Zé Barbeiro, um dos melhores violonistas do país, promove neste domingo no Auditório do Ibirapuera. O talentoso violonista sete cordas convida Alexandre Ribeiro (clarinete), Rodrigo Y Castro (flauta), Fabrício Rosil (cavaquinho) e Leo Rodrigues (pandeiro), para acompanhá-lo em um repertório que transita entre o choro contemporâneo e o tradicional. Com seu estilo brincalhão, Zé Brabeiro propõe em cada composição um desafio rítmico. São frases modificadas e convenções que exigem grande agilidade e improvisação dos instrumentistas.

Ao longo de sua carreira, Zé Barbeiro acompanhou nomes como Leci Brandão, Zeca Pagodinho, Elizeth Cardoso, e dividiu o palco com instrumentistas de primeira como Altamiro Carrilho, Yamandu Costa e Dominguinhos. Depois de dirigir e desenvolver os arranjos do primeiro CD de Dona Inah - “Divino Samba meu”- acompanhou a cantora em turnê fora do Brasil.

A alcunha do músico vem do fato de que foi entre um corte de cabelo e outro, que aprendeu os acordes do violão. Na barbearia do pai, o garoto aproveitava vez ou outra para pegar uma dica com músicos que passavam para acertar a barba e o bigode.

Zé Barbeiro aprimorou sua “pegada” nas rodas de samba, na década de 70. E então tocar na noite paulistana foi um pulo.

O músico tem quatro CD´s lançados: “Nosso Choro” e “Primeira Classe”, com o grupo que deu nome ao primeiro disco; “Baba de Calango”, com o Grupo Choro Rasgado (excelente!)e “Segura a Bucha”, o primeiro álbum totalmente autoral que se originou do projeto Pixinguinha, do qual foi vencedor em 2008.

É uma pena que Zé Barbeiro, um dos melhores violonistas do país, ainda permaneça desconhecido para o público geral.

Data: 14 de Junho de 2009, Domingo, 19h
Local: Auditório Ibirapuera, Av. Pedro Álvares Cabral, s/ n° -
Tel.: (11) 5908-4299
Entrada: R$ 30 e R$ 15 (meia-entrada)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...