terça-feira, 23 de junho de 2009

Artista é artista e mané é mané

A pedrada de hoje vai quebrar muitos telhados de vidro. Intitulada "Dicionário", o samba foi composto por Everson Pessoa e Nei Lopes e figura na terceira faixa do mais novo Cd do Nei, "Chutando o Balde". Uma pérola. E com esse título não se podia esperar outra coisa, se não músicas ácidas para Jota Canalha nenhum botar defeito.



Dicionário é uma delas, mas talvez a pancada mais forte. Escuta só:




No meu dicionário roqueiro é aquilo
Que fica lá em cima da rocha
E fanqueiro é o cara
Que vende tecido
De linho e algodão
Pra mim sertanejo
É antes de tudo um forte
E axé é força e boa sorte
No meu dicionário
Galera é apenas uma embarcação

Pois é
É preciso cuidado com o que a gente fala
A boca mais sábia é aquela que cala
E que pensa bastante antes da canção
Porque um poder bem mais alto sempre baixa a crista
Do crente que abafa, pensando que artista
É só quem se avista na televisão

Artista foi quem decorou a Capela Sistina
Quem edificou a Muralha da China
Quem moldou os bronzes de Benim, Ilê Ifé
Artista, em meu ponto de vista, é quem cria e conquista
E que sabe que, mesmo em capa de revista,
Artista é artista e mané é mané


Só acho que o Nei esqueceu de dizer que o significado de pagode é reunião festiva. E tenho dito.

4 comentários:

Artur de Bem disse...

Gostei mais do teu adendo do que de todo o samba!

Fel Mendes disse...

Rá! Valeu, Arthur!

Profª Sheila Suzano disse...

Garrincha...
Este Mané era artista.

Veja este trecho do filme "Nós que aqui estamos por vós esperamos"
Show de bola.
http://www.youtube.com/watch?v=RZFd_m2yJzQ

zeferino disse...

Rock, pagode, sertanejo, axé, aeróbica gospel tudo isto é uma merda só. Agora, convenhamos, que forçada de barra este samba do Nei Lopes. Você sacrifica a melodia, empobrece a harmonia e substitui a poesia por um panfleto de péssimo gosto.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...