quinta-feira, 18 de junho de 2009

Sob o olhar do franco-brasileiro

Marcel André Félix Gautherot nasceu em Paris, em 1910. Com 30 anos, inspirado após ler o romance Jubiabá, de Jorge Amado, veio para o Brasil. Aqui, Gautherot ajudou a fotografar a história.
A festa do carnaval baiano em 1966

Na década de 1940, viajou pelo país registrando os tipos humanos e as festas populares. Sua lente não deixa de demonstrar certo estranhamento pelo que nós, brasileiros, consideraríamos corriqueiro. Mas Gautherot passa longe do etnocentrismo.

Baianos arrebentando no agogô. Bahia, 1966

Depois de se mudar definitivamente para o Rio de Janeiro, Gautherot fez amizade com uma série de intelectuais da época, como Carlos Drummond de Andrade, Mário de Andrade, Burle Marx e outros.
Carnaval na Bahia, em 1966

Ele trabalhou para o Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o SPHAN, o Museu do Folclore e para a revista O Cruzeiro.
Capoeira na praia, em 1941
Entre os grandes eventos fotografados pelo franco-brasileiro, está a construção de Brasília. Para quem só viu a cidade depois de pronta, chega a ser impressionante ver aqueles esqueletos sendo montados.
Capoeirista baiano em 1941

Marcel André Félix Gautherot morreu em 1996, com oitenta anos de idade.
Baianas em Maceió, 1955

Em 1999, três anos após sua morte, o acervo de cerca de 25 mil imagens do fotógrafo é adquirido pelo Instituto Moreira Salles - IMS, no Rio de Janeiro. Veja mais fotos.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...