segunda-feira, 29 de junho de 2009

A seresta de João Macacão


João Macacão é velho conhecido das noites paulistanas. Seja em rodas de choro ou de samba o violão de 7 cordas de João sempre foi muito bem chegado. Como se só a noite não lhe fosse o bastante, João ainda acompanhou, por mais de 20 anos, o caboclinho querido Silvio Caldas. Além disso, também tocou ao lado de nomes como: Orlando Silva, João Dias, Gilberto Alves, Altamiro Carrilho, Paulo Vanzolini etc.

Até o ano de 2002, quando participou como intérprete da coletânea "O acerto de contas de Paulo Vanzolini", Macacão limitava-se a acompanhar os cantores com seu 7 cordas. "Serestando" é seu primeiro trabalho solo. E que bela estreia. A começar pela escolha do repertório, que contempla nomes como: Noel Rosa, Ary Barroso, Hervê Cordovil, Chico Buarque, Monsueto, Herivelto Martins, Adelino Moreira, Sinhô e outros. Os músicos também são de primeira. Entre eles estão os velhos amigos do Conjunto Paulistano, que é formado pelo próprio, Milton Mori, João Wertchko e Tigrão.


João possui um cantar sóbrio, sem frescura. Em determinados momentos lembra até o saudoso Nelson Gonçalves. Além disso, as interpretações de Macacão possuem algo imprescindível para o sucesso do estilo em que aposta: a emoção. Talvez pelo fato de sua criação musical ter sido marjoritariamente pela noite, onde tal atributo é fundamental para o sucesso. Vale ressaltar também a versatilidade do repertório do disco, choro, seresta, maxixe e samba, todos belamente executados.


Músicas:
01- A volta do boêmio (Adelino Moreira)
02- Pra machucar meu coração (Ary Barroso)
03- Me deixa em paz (Ayrton Amorim / Monsueto Menezes)
04- Perfil de São Paulo (Bezerra de Menezes)
05- Jangada (Hervê Cordovil / Vicente Leporace)
06- Cabeça chata (Eratóstenes Frazão)
07- Gosto que me enrosco (Sinhô)
08- Conceição (Jair Amorim / Dunga)
09- Felicidade (Miltom da Silva)
10- Ela me beijou (Herivelto Martins / Arthur Costa)
11- Velhas cartas de amor (Klécius Calda)
12- Meu caro amigo (Chico Buarque / Francis Hime)
13- Quando o samba acabou (Noel Rosa)
14- E os outros que se danem football club (Antonio de Almeida)


Ouça no myspace de João algumas músicas deste disco.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...