quarta-feira, 22 de abril de 2009

Vem aí: Semana Vanzolini

No próximo sábado, um dos maiores nomes do samba paulista completará 85 anos: Paulo Vanzolini. As homenagens começam ainda hoje. Mas quem disse que ele gosta de homenagens? Confira a entrevista que saiu nesta quarta-feira na Folha de São Paulo:


Vanzolini ganha homenagem aos 85

FOLHA - O senhor fazia a ronda em São Paulo quando compôs "Ronda". O senhor era cabo da polícia...
PAULO VANZOLINI
- Polícia, não. Da polícia foi o Nelson Cavaquinho. Eu era da cavalaria, que era a polícia do Exército. Mas a patrulha era a pé. A gente patrulhava a pé o baixo meretrício, o Bom Retiro, o centro, a região da São João.

FOLHA - E se inspirou assim?
VANZOLINI
- Cansei de ver mulher chegar na frente do bar, olhar para dentro como se procurasse alguém e ir embora. Não foi uma só que vi. Escrevi sobre isso.(Saiba mais aqui)

FOLHA - E quanto a "Volta por Cima"? Qual é a história por trás da composição?
VANZOLINI
- Não tem. Fiz porque fiz. Tem até uma história de que fiz porque perdi um filho num acidente. Mas, na verdade, fiz a música antes.

FOLHA - O senhor ainda compõe?
VANZOLINI
- Larguei. Fazia música por prazer. Perdi o gosto. Eu estava em Mato Grosso, na década de 80, e fiz a última, "Quando Eu For, Eu Vou Sem Pena". É muita mão de obra. Ficava seis meses para resolver uma rima...

FOLHA - E o que o senhor está fazendo atualmente?
VANZOLINI
- Difícil explicar. Fiz recentemente um trabalho sobre cascavéis e alguma coisa em cima de relatórios de impactos ambientais.

FOLHA - O senhor ganhou dinheiro com música?
VANZOLINI
- Dinheiro, só ganhei com "Volta por Cima". Foi a única. Não sei por quê, deu uma enxurrada de dinheiro. Foi em 1959, 1960. Comprava livro sem ver o preço. Sempre coloquei tudo o que ganhei na biblioteca que tinha na minha sala do museu. Agora doei tudo para o museu.

FOLHA - Por que quis ser zoólogo?
VANZOLINI
- Pelos répteis. Fui ao Butantan menino e gostei muito dos répteis.

FOLHA - Quais répteis?
VANZOLINI
- Répteis só existem quatro: tartaruga, jacaré, lagarto e cobra.

FOLHA - Nunca trabalhou com sapos e rãs?
VANZOLINI
- Sapo, não, graças a Deus.

FOLHA - Seu maior orgulho é musical ou científico?
VANZOLINI
- Não tenho orgulho. Tenho satisfação. Trabalhei em todos os Estados do Brasil. Tive um barco no Amazonas.

FOLHA - Qual é a maior satisfação?
VANZOLINI
- É a teoria dos refúgios. Sobre ciclos de vegetação no Amazonas. O clima fica mais seco, depois mais úmido, e acaba criando "ilhas" de vegetação sem contato umas com as outras. O lagarto fica ali e vai se diferenciando. Quando o clima permite que as ilhas se juntem de novo, os lagartos já não conseguem procriar. Já são espécies diferentes.

FOLHA - Que lagarto foi esse que o senhor estudou?
VANZOLINI
- O lagarto anolis. Mas fui o segundo. Um alemão, estudando pássaros, publicou três meses antes os mesmos resultados. Estava escrevendo o meu artigo quando chegou a revista "Science" com o dele.

FOLHA - Que tragédia!
VANZOLINI
- Mas o meu é original. Não usei o dele. Tenho enorme satisfação por esse trabalho. Fiz em conjunto com Ernest Williams, cientista americano. E continuei trabalhando até 2004, quando saí do museu.
Tive quatro úlceras hemorrágicas e três infartos na mesma noite. Ouvi os enfermeiros falando: "O velhinho não passa dessa noite". Fiquei com 30% da capacidade do coração.

FOLHA - E o que senhor acha dessas homenagens nesta semana?
VANZOLINI
- Não gosto de homenagem. Mas gosto de show. Pego minha cervejinha e sento na mesa ali na frente. Adoro.

FOLHA - Cerveja com ou sem álcool?
VANZOLINI
- Com. Isso os médicos ainda não tiraram.

Quem se interessou, deve conferir a agenda da Semana Vanzolini. Já hoje tem a pré-estreia do filme "Um Homem de Moral" no Espaço Unibanco. Saiba mais aqui.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...