sexta-feira, 18 de julho de 2008

O negro e a cultura brasileira

Será que alguém ainda duvida de que o negro revolucionou a cultura no Brasil? Digo isso porque com a inclusão da capoeira como patrimônio cultural nacional, sobe para seis (de quatorze) o número de manifestações que sofreram influências diretas dos negros no Brasil.

Já são patrimônios a já citada e recém incluída Capoeira, o Samba de Roda do Recôncavo Baiano, o Jongo no Sudeste, o Samba no Rio de Janeiro, o Ofício das Baianas de Acarajé e Tambor de Crioula do Maranhão, que é uma espécie de dança acompanha por canto e percussão de tambores.

Essas e outras manifestações são classificadas como "Patrimônio Imaterial", que segundo o IPHAN, é aquilo que "é transmitido de geração em geração e constantemente recriado pelas comunidades e grupos em função de seu ambiente, de sua interação com a natureza e de sua história, gerando um sentimento de identidade e continuidade, contribuindo assim para promover o respeito à diversidade cultural e à criatividade humana."


Não há como negar a importância desta raça para o nosso país. A lista do IPHAN está só no começo e com certeza há muitas coisas a serem incluídas como o samba que ocorria no interior paulista, o Tambú e tantas outras coisas que eu sequer sei que existe.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...