quinta-feira, 10 de julho de 2008

"Isto faz um bem"

Não é só o samba que conseguiu espaço nas propagandas de televisão. O coco, ritmo nordestino que introduziu Bezerra da Silva no mercado fonográfico, também já foi usado para convencer os telespectadores que de que determinado produto era bom. E o produto em questão era a incipiente Coca-cola.

O vídeo a seguir é da década de 1950, época em que a marca adotou o slogan que seria usado por 14 anos "Isto faz um bem", destacando o sabor refrescante do refrigerante.



Mas a história da Coca-Cola no Brasil tem outros mergulhos na cultura popular. Em 1948, o refrigerante fazia seu primeiro patrocínio. O escolhido foi o ouvidíssimo o programa "Um milhão de melodias", na Rádio Nacional. Até então, o nome Coca-Cola era estranho aos ouvidos dos brasileiros. A campanha foi um sucesso.

Também de 1957 a 1962, a Coca-Cola promoveu, em parceria com o jornal Última Hora, o (ao meu ver lamentável) concurso Tamborim de Ouro. Bastava fazer um samba para o carnaval com o tema Coca-Cola e esperar. O melhor ganhava o prêmio daquele ano e, se ganhasse três vezes consecutivas, ganharia o Tamborim de Ouro. A vencedora foi a Portela.

Saiba mais da história da Coca-Cola

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...