segunda-feira, 28 de julho de 2008

Dica: livro sobre Joaquim Callado

André Diniz já fez o “Almanaque do Choro” (2003), “Almanaque do Samba” (2006), "O Rio Musical de Anacleto de Medeiros" (2007) e “Almanaque do Carnaval” (2008). Sua mais nova publicação não é um almanaque, mas uma biografia de Joaquim Callado (1848 - 1880), um dos primeiros nomes do choro no Brasil.


“Joaquim Callado – O pai do choro” conta sobre o homem que foi influência para Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth e diversos outros chorões. Callado nunca conseguiu gravar suas músicas, o que tornou ainda mais difícil as pesquisas de Diniz.

Em entrevista à Folha de S. Paulo, o autor revela suas dificuldades no processo de escrita: “O livro tem muito do sonho do pesquisador, de ficar três meses num arquivo para conseguir uma linha, e do desejo de ser um escritor com sensibilidade para construir um personagem, dar musculatura a ele com o contexto social e cultural da época”.

Vale lembrar que enquanto viveu e criou, Callado fazia choro sem saber. Afinal de contas o ritmo só começou a ser classificado como um gênero no início do século 20. Até então as polcas e valsas dominavam os salões e o que existiam eram interpretações brasileiras para ritmos europeus.O violonista Mauricio Carrilho tem catalogadas 66 melodias de Callado. As únicas com seu registro autoral do pai do choro.

O livro foi lançado pela Jorge Zahar tem 148 páginas e custa 38 reais.

Assista ao Conjunto Som Brasileiro interpretanto o choro Conceição, de Joaquim Callado

Um comentário:

Anônimo disse...

O Diniz não costuma decepcionar nos seus livros. Tenho dois almanaques e valem muito a pena. Comprarei esse novo! Valeu pela dica!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...