terça-feira, 22 de julho de 2008

Entre o Gilberto e o Nogueira

Este post é o primeiro de uma nova seção - Lado A;Lado B -, cujo o propósito é ouvir versões diferentes de uma mesma música. A principío esta seção servirá apenas para vermos como cada artista imprime o seu estilo no decorrer do tempo e qual versão agrada mais.

A primeira comparação será feita em cima da música "O Samba É Meu Dom" (Wilson das Neves/Paulo César Pinheiro). Sua primeira gravação saiu no disco "O Som Sagrado de Wilson das Neves" (1996). Wilson se destacou no meio musical por acompanhar na bateria diversos artistas. Entre eles, Chico Buarque.

A outra gravação que foi escolhida foi a de um sambista da dita "nova geração" que gosto bastante: Pedro Miranda. É possível encontrar essa versão no disco "Coisa Com Coisa" (2006)

Ambas as canções possuem a mesma cadência, porém Wilson se utiliza de trombone, piano e a bateria, como não podia faltar. Já Pedro apresenta instrumentos mais ligados ao samba, como cavaco, violão, tamborim, flauta e até uma cuíca.

Outra mudança que ocorre na versão de Pedro Miranda é que ele não menciona o "Gilberto" (de João Gilberto). Mais que isso, na segunda vez em que ele passa por essa parte da música substitui o nome de João Gilberto para João Nogueira.

O samba é meu dom
Aprendi cantar samba com quem dele fez profissão
Mário Reis, Vassourinha, Atualfo, Ismael, Jamelão
Com Roberto Silva, Sinhô, Donga, Ciro e João Gilberto


E finalmente a última mudança que ocorre é a substituição da palavra "baquetas" por pandeiro efetuada por Pedro no seguinte verso:

O samba é meu dom
É no samba que eu vivo
Do samba é que eu ganho meu pão
E é no samba que eu quero morrer
De baquetas na mão
Pois quem é de samba
Meu nome não esquece mais não


Confira a letra original e as duas versões abaixo:

O samba é meu dom
Aprendi bater samba ao compasso do meu coração
De quadra, de enredo, de roda, na palma da mão
De breque, de partido alto, e o samba-canção

O samba é meu dom
Aprendi dançar samba vendo um samba de pé no chão
No Império Serrano, a escola da minha paixão
No terreiro, na rua, no bar, gafieira e salão

O samba é meu dom
Aprendi cantar samba com quem dele fez profissão
Mário Reis, Vassourinha, Atualfo, Ismael, Jamelão
Com Roberto Silva, Sinhô, Donga, Ciro e João Gilberto

O samba é meu dom
Aprendi muito samba
Com quem sempre fez samba bom
Silas, Zinco, Aniceto, Anescar, Cachiné, Jaguarão
Zé com Fome, Herivelto, Marçal, Mirabeau, Henricão

O samba é meu dom
É no samba que eu vivo
Do samba é que eu ganho meu pão
E é no samba que eu quero morrer
De baquetas na mão
Pois quem é de samba
Meu nome não esquece mais não






2 comentários:

Fel Mendes disse...

Taí, prefiro a versão original mesmo. Mais classe, mais estilo...

Murilo Mendes disse...

Eu gosto das duas, mas quando escutei um "Nogueira" onde esperava "Gilberto" eu gostei.

Nada contra João Gilberto, apenas sou mais chegado ao estilo do João Nogueira.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...