terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Samba de Raiz de...

Quem é que não se lembra
Da jaqueira
Da jaqueira da Portela
(Zé Kéti)

Cada vez que ouço alguém dizendo que canta ou toca samba de raiz sinto um frio na espinha, isso porque o termo está cada vez mais banalizado. O que vem acontecendo com o termo “Samba de Raiz” é o mesmo que aconteceu com o “Pagode”, que na verdade significa uma reunião de sambistas, mas a indústria precisava catalogar o ritmo que ganhou força nos anos 90 e o nome escolhido foi pagode.

Agora a indústria quer por que quer convencer que samba de raiz é aquele surgido na década de 80, e não venham me dizer que tudo isso faz parte de uma teoria da conspiração que eu criei porque não é. Basta acessar o youtube e ver os comentários de qualquer vídeo do Fundo de Quintal que irão entender o que estou dizendo.

A minha proposta para que não haja mais mal entendidos é a seguinte: a partir de agora o sujeito deveria dizer o tipo da raiz do samba dele. Por exemplo: “Samba de Raiz de Tamarineira” ou então “Samba de Raiz de Jaqueira e/ou Mangueira”.

Caso a idéia não pegue, o que poderia ser feito é usar a mesma estratégia daquela cerveja que é feita com o Lúpulo de Hallertau, aí o sujeito diria: “eu faço samba com a raiz de Ramos” ou então “eu faço samba com a raiz do Estácio” e por aí vai. Assim resolveríamos os problemas de brigas sobre o que é o “Samba de Raiz” e ainda de quebra não banalizaria o termo.

Jaqueira da Portela (Zé Kéti) --- Paulinho da Viola

Get this widget Track details eSnips Social DNA

4 comentários:

Fel Mendes disse...

Minha raiz eu já sei, é de Mangueira, mas dizem que foi feito um enxerto da espécie Portelatis sambae.

Beziaco disse...

Muito bom Murilo. =D

E qual a tua raiz? rs

Sds.

Murilo Mendes disse...

A minha é de jaca!

Anônimo disse...

Dizem que há ramos para feitiçaria. Ervas ruins, coisa de cacique de meia tigela. Mas isso, por sorte, não cresce no jardins de rosas, mas só no fundo de quintal.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...