terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Paulo da Portela por Walt Disney

Estados Unidos, 1941. Na terra do jazz e do blues nasce um típico brasileiro. Zé Carioca foi concebido em uma época em que reinava uma política de boa vizinhanca entre Brasil e Estados Unidos. Com a Segunda Guerra Mundial em curso, manter relações diplomáticas com o maior país da América do Sul, evitando que Getúlio Vargas se aliasse ao nazismo, parecia importantíssimo.

Walt Disney foi muito bem orientado pelo governo norte-americano e resolveu conhecer o Brasil. Ao chegar aqui, caiu no samba de Oswaldo Cruz. Recebido pelo elegantíssimo Paulo da Portela. Já estava acostumado a ciceronear visitantes ilustres, Paulo mostrou a Disney e a seu desenhista a legítima batucada brasileira da Portela.

O resultado foi o personagem brasilianíssimo e muito bem vestido conhecido como Joe Carioca, ou José Carioca. Mas o primeiro Zé era muito diferente do que se vê hoje nos gibis. Para os acostumados com o preguiçoso e malandro dos gibis mais recentes, esqueça essa imagem.

O que você verá no vídeo a seguir é um Zé Carioca cortês, educado e elegante. Tal qual era Paulo da Portela. A animação é marcada pelo encontro do sotaque inglês "apatado" de Mister Donald Duck e pelo cordialismo de José Carioca.

Disney fez questão de rechear a animação com os elementos brasileiros e, principalmente, cariocas. Desde os mais evidentes como os nomes dos bairros que enchem os ouvidos de Donald e a cachaça, até a calçada do Rio de Janeiro, que imita as ondas do mar. Vale a pena assistir.

3 comentários:

Bigode disse...

Esse é o professor!!

Don Oleari disse...

Boa , meninos!
O gênio soube exteriorizar a política de boa vizinhança e criar o Zé Carioca que abriu as portas da matriz para a música brasileira.

Abração do Oleari.

Nascimento disse...

So o genio de Walt Disney poderia criar esta bobra prima.
Parabens pelo resgate!
Nascimento

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...