quarta-feira, 24 de março de 2010

As histórias de Benedito e Pedro

Benedito Pereira e Pedro dos Santos. Dois homens com histórias parecidas e rumos opostos. Ambos moravam no morro, mas enquanto o primeiro acabou virando malandro graças aos percalços da vida, o outro conseguiu se regenerar.

Benedito foi enquadrado pela polícia e estava sem os documentos. Resultado: foi preso, fez escola com a malandragem na cadeia e saiu de lá com o apelido de Unha de Gato. Já Pedro era do tipo esquentadinho. Jogava, bebia e aprontava arruaça. Mas o rapaz trocou o revólver pelo amor de Estelinha, a cabrocha mais bonita do morro.

Estas, que poderiam ser duas histórias reais, são apenas dois sambas. O primeiro foi composto por Elton Medeiros e Antônio Valente e gravado por Elton em 1980. O segundo é "Pedro do Pedregulho", de Geraldo Pereira e gravado pelo próprio em 1951.

Embora sejam duas histórias opostas, as semelhanças são imensas. Seja nas notas do começo (que tem exatamente a mesma duração, 20 segundos!), seja na apresentação do personagem, que acontece logo no primeiro verso. Outro aspecto curioso é que as duas tem a presença da marmita como símbolo do homem direito.

Unha de Gato

Pedro do Pedregulho

Um comentário:

Leandro disse...

boa noite!

escutei essa música junto com meu pai... e depois desse momento gostei muito da letra, consego escutar pela internet... mas não consegui baixar.

vc poderia me enviar por e-mail? ou me ensinar baixar... por gentileza

unha de gato e pedro do pedregulho.

leandropas@uol.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...