José Araújo de Medeiros foi um dos grande mestres do fotojornalismo no Brasil. Nasceu em 1921, em Teresina (PI)e foi lá que começou a dar seus primeiros cliques.

O cantor Blecaute, em 1950
Com 18 anos, mudou-se para o Rio de Janeiro e começou a colaborar para as revistas Tabu e Rio. Depois disso foi convidado por Jean Manzon para integrar a equipe de O Cruzeiro, onde permaneceu por 15 anos.

Em 1957, ao publicar o livro Candomblé, foi responsável por ser o pioneiro no registro fotográfico desta religião no Brasil. Cinco anos depois, fundou a agência de fotografia Image.

Ritual de passagem do Candomblé
Destacou-se também como diretor de fotografia de clássicos do moderno cinema brasileiro e foi professor da escola de cinema de Santo Antonio de los Baños, em Cuba, no final dos anos 1980.
Dorival Caymmi, em 1955
Recentemente, a Editora Aprazível lançou o livro “Olho na rua — O Brasil nas fotos de José Medeiros”, com a história do fotógrafo no texto de Leonel Kaz.
Aracy de Almeida, em 1946
Clique aqui para conferir toda a coleção do IMS.
Um comentário:
O Zé Medeiros também foi importante no cinema brasileiro, tendo sido diretor de fotografia em dezenas de filmes. Só trabalhei com ele uma vez, mas a gente sempre se encontrava nos bares frequentados pela fauna do cinema, na Cinelândia e em Botafogo. Gente muito fina.
Postar um comentário