quarta-feira, 22 de julho de 2009

Zonotriko en la faruno

A ideia surgiu em 1887: unificar todas as línguas do mundo. Foi aí que oftalmologista polonês, L. L. Zamenhofum, jovem oftalmologista polonês criou o Esperanto.

A língua chegou a fazer sucesso entre os ripongas da década de setenta, mas jamais pegou. Ou quase. Aurora Miranda, irmã de Carmem, chegou a gravar "Tico-Tico no Fubá" em Esperanto, ou "Zonotriko en la faruno". É curioso:



Veja 10 frases na língua universal:

Primeiras Palavras
1. Eu leio e você escreve.
2. O pai quer escrever e a mãe quer ler.
3. O muro é alto.
4. O Esperanto é uma lingua muito regular.
5. Meu caro amigo dorme.
6. Maria quer cantar.
7. Você canta regularmente.
8. Rodolfo pinta e Marta varre.
9. Eu não quero cantar.
10. Você não lê bem.

Unuaj Vortoj
1. Mi legas kaj vi skribas.
2. La patro volas skribi, la patrino volas legi.
3. La muro estas alta.
4. Esperanto estas lingvo tre regula.
5. Mia kara amiko dormas.
6. Maria volas kanti.
7. Vi kantas regule.
8. Rodolfo pentras kaj Marta balaas.
9. Mi ne volas kanti.
10. Vi ne legas bone.

Para saber mais visite o Centro de Cultura Esperanto

3 comentários:

Fabio disse...

Pois é Martinho da Vila também fez um trabalho parecido com seu disco Lusofonia reunindo varios dialetos protugueses em um unico disco, sera que nosso governo pegou desta ideia também para reformar nossa literatura? kkkk

Luis Guilherme Jardim disse...

Estranha falta de informação!
Fico sempre surpreso quando vejo tamanha falta de informação, "jamais pegou" ?????????? Veja na wikipedia que o Esperanto é a 13 língua mais usada na internet, mais do que o Grego ou o Hebraico por ex. Ja contabilizaram 10 milhões de falantes e alguns chegam a dizer 40 milhões. Mais de 3 milhões de sites em Esperanto, todo dia acontece um congresso em algum lugar do mundo, e finalmente, aqui em casa eu minha mulher e minha filha falamos Esperanto como lingua materna.......:-) (Doido)

Fel Mendes disse...

Caro Luis,

A língua portuguesa é falada por 260 milhões de pessoas. O mandarim por 874 milhões, o Hindi por 366 milhões e o inglês por 341 milhões. Ainda que suas expectativas estejam corretas, 40 milhões é insignificante. E outra, com quem você vai conversar em esperanto? Com 40 milhões de pessoas do mundo? E os outros 6,2 bilhões?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...