segunda-feira, 6 de julho de 2009

Disco da Semana: Vamos Sambar - Osvaldinho da Cuíca e Grupo Vai-Vai


Este é o primeiro disco do Osvaldinho da Cuíca. Na época que foi lançado, o crítico José Ramos Tinhorão desceu a lenha. Veja o que disse Osvaldinho:

"(...) um dia, participando de uma coleção cultural com Marcos Pereira sobre música brasileira, ele me convidou para gravar um LP. Foi na década de 70, eu gravei o meu primeiro disco com o grupo VAI-VAI, mas fui produzido por uma pessoa que não tinha noção do samba de SP e por uma questão financeira nós gravamos rapidamente. O disco saiu com uma série de falhas. José Ramos Tinhorão é um dos maiores escritores sobre música e ele publicou no Jornal do Brasil mais de meia página com o título: "O que impera no meio não é a virtude e sim a mediocridade". E a reportagem além de alguns elogios, disse que eu estava caindo na mesmice e copiando o samba carioca, que eu não estava acrscentando nada à cultura regional e que assim nossa cultura acabaria desaparecendo. Foi aí que eu comecei a me interessar pela cultura de São Paulo, que é muito rica e bonita."

Osvaldinho aceitou a crítica e o resultado todo mundo já conhece. Fez discos, escreveu livros e se tornou uma grande autoridade no que diz respeito a samba paulista. Ainda assim acho que se trata de um bom disco, com uma cozinha arrumada e sambas bacanas.

Músicas:
1 - Vai-vai (Osvaldinho da Cuíca - Papete)
2 - Moro na roça (Xangô da Mangueira - Jorge Zagaia)
3 - Tudo se transformou (Paulinho da Viola)
4 - Tá assim de mulher e tá chegando mais (Domingos Paulo - B - Almeida - Toninho Beleza)
5 - Cozinha (Ritmo com Osvaldinho da Cuíca e Grupo Vai-Vai)
6 - Que beleza (Benito di Paula)
7 - Exaltação ao Salgueiro (Papete)
8 - Vendaval (Bebeto) participação: Papete
9 - Risoleta (Raul Marques - Moacir Bernardino)
10 - Festa dos Deuses Afro-brasileiros (Baianinho)
11 - Partido na cozinha (Oswaldinho da Cuíca - Papete)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...