sexta-feira, 17 de julho de 2009

Verde pelas Diretas!

O ano era 1984, e as "Diretas Já", já era uma realidade. Tanto que reuniu, no dia 16 de abril, cerca de 1,5 milhão de pessoas em prol do movimento. Entre a multidão, estavam os amigos Eduardo Gudin e Costa Netto, que tomados pela sensação de retorno da democracia, compuseram a música "Verde".


Veja o comentário do livro "A canção no tempo - Vol. 2: 1958-1985": "Gudin, sugerindo que a letra deveria enfatizar a cor verde, desenvolveu então um esboço de melodia que já tinha em mente. A primeira parte (A) da canção, em sol maior, era sucedida por uma segunda (B) em sol menor, porém a seqüência final, com o mesmo motivo de A, tinha uma modulação para si bemol maior. Esta interessante resolução levanta a música, provocando um explosivo entusiasmo: “Verde as matas no olhar / ver de perto / ver de novo um lugar / ver adiante / sede de navegar / verdejantes tempos / mudança dos ventos no meu coração...” ".

A música ainda prestou um grande serviço. Lançou a paraense Leila Pinheiro como cantora, já que ela levou a canção a terceira posição no Festival dos Festivais, da TV Globo, em 1985.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...