sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Uns choros para Radamés

Começou no dia 3, no Centro Cultural do Banco do Brasil, no Rio de Janeiro a série "Relendo o Choro".

Os primeiros a se apresentar foram os componentes do Novo Quinteto, que existe desde 2000. Com Henrique Cazes (também conhecido como Jota Canalha) na guitarra e no cavaco, Maria Teresa Madeira nas teclas do piano, Marcos Nimrichter dominando o acordeão, Omar Cavalheiro no contrabaixo e Oscar Bolão batucando na bateria.

E o primeiro show teve um homenageado muito especial: Radamés Gnatalli, o modernizador do choro. Nos idos de 1950, Radamés misturou elementos da cultura popular e erudita para criar sua música. "O quinteto do Radamés foi muito importante para se iniciar o processo de experimentação e releitura do choro. Usamos arranjos escritos por ele há mais de 50 anos que soam completamente contemporâneos", disse Cazes em entrevista ao Estadão. "Ele estava realmente muito à frente de todos".

Realmente. Confira um documentário feito em homenagem ao maestro:





A agenda
Para quem ficou com vontade de ver mais shows do "Relendo o Choro", as apresentações são no teatro II do CCBB, sempre às terças-feiras, e em dois horários, às 12h30 e às 18h30.

Dia 10 - Quatro a Zero (diretamente de Campinas)
Privilegiando compositores do interior de Estado, como Bonfiglio de Oliveira, Nabor Pires Camargo e Laércio de Freitas.

Dia 17 - Moderna Tradição (de São Paulo)
Tocarão clássicos de Pixinguinha, Jacob do Bandolim e Garoto.

Dia 3/3 - Tira Poeira (do Rio mesmo)
Com um choro misturado, que reflete a formação jazzística e clássica dos cinco integrantes, tocarão Benedito Lacerda, Waldir Azevedo e Ernesto Nazareth.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...