quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Uma biografia diferente para o Sambista Diferente


Acabo de ler o livro "Sambexplícito - As vidas desvairadas de Germano Mathias". E rapaz, devo dizer que foi a melhor biografia que já li. O biografado também ajuda, e bastante. Cria das rodas de samba dos engraxates da Praça da Sé, Germano é um autêntico malandro e cheio de histórias. Foi cotado para ser uma espécie de "Latin Elvis", derrubou Chacrinha com uma pernada em seu programa e outras tantas histórias. Além disso trata-se também de um dos mais originais sambistas brasileiros. Foi ele quem introduziu a lata de graxa na batucada e é um dos poucos, senão o único, a interpretar o samba sincopado, cheio de improvisos.

Méritos também para Caio Silveira Ramos, pela ousadia de como escreveu o livro, cheio de gírias e com uma linguagem bem peculiar. Conforme ia me familiarizando, parecia que quem ia narrando a história era o saudoso Plínio Marcos. Fato esse que fez com que a leitura fosse feita de maneira bem rápida. Veja aí um trecho do livro:

"[...] Dezenove65, antes que chegue julho, a Philips enlepeísa pelo selo Polydor o novo disco de Germano Mathias, Samba de Branco, o primeiro sem a fuça do malaco na capa. De branco, porque malandro antigoso se vestia assim, dos pés a cabeça, linho S-120 etceteraetal. De branco, pra dizer comoéquepode leitoso desse jeito, era pra atravessar tudo, foi sincopar como tendo engolido velhésima raiz de baobá? [...]"

Sambexplícito cumpre sua função com grande êxito, já que para contar a história da vida do Sambista Diferente, uma simples passagem pelos fatos mais marcantes não seria suficiente. Os amantes do bom samba devem agradecer Caio Silveira Ramos pela criatividade que só enalteceu ainda mais o artista Germano Mathias, que ganhou uma biografia a altura de sua obra e sua arte.

Ouça aqui Guarde a Sandália Dela (Germano Mathias / Sereno) com direito a cuíca e trombone de boca.


Livro: Sambexplícito: as vidas desvairadas de Germano Mathias
Autor: Caio Silveira Ramos
Ano: 2008
Preço: R$ 52,00

7 comentários:

Anônimo disse...

Confesso, que tinha um certo "bode" com o Germano. Ele foi bem antipático com uns colegas que estavam fazendo um trabalho sobre o samba paulista. Mas o seu post me fez mudar de idéia. Vou comprar o livro!

Murilo Mendes disse...

Boa Luiz! Leia e diga o que achou depois.

Abs

André Carvalho disse...

Amigos do Vermute com Amendoim, o blog está cada vez melhor. Parabéns!

Murilo Mendes disse...

Valeu André!!

Artur Guedes disse...

O livro é muito bom, passei a gostar muito mais do velho Mathias depois de ler o livro!!!


Abraços!!!

Unknown disse...

Fui no lançamento do livro e já o
lí " trocentas vêzes ". É sensacional. O Caio disse tudo e mais um pouco sôbre êsse malandro. Como fã número zero dêsse Matusque-
la, recomendo áté prá quem não sabe ler ! ! ! Germano é imortal...
Tabajara/Sorocaba

Olívia Gurjão disse...

Na sincopada cadência dos parágrafos, Sambaexplícito ginga com as histórias, nos transporta para a boa malandragem repleta de solidariedade e companheirismo, sem lantejolas, vestida de realidade. Entendo pouco de samba. Gosto de ouvir. Passei a gostar ainda mais. Até descobri o Vermute com Amendoim, que é supimpa. Xi! Denunciei o DNA...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...