quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Samba ou Maxixe?

É ponto comum que o primeiro samba gravado foi "Pelo Telefone", em 1917. Mas era samba mesmo? Ou era um tanguinho brasileiro amaxixado?

Cair na discussão de gêneros é sempre muito difícil, por isso vale a pena deixar os mestres do ritmo falarem. E nesse caso, uma cena que se passou na SBACEM (
Sociedade Brasileira de Autores, Compositores e Escritores de Música) vem bem a calhar. Quem narra é nada menos do que Ismael Silva:

O que se passou foi o seguinte. Eu e Donga discutimos sobre o verdadeiro samba. Foi assim, o Sérgio Cabral pode confirmar:

- Ué, ué. Samba é isso há muito tempo: “O chefe da polícia / pelo telefone/ mandou me avisar / que na Carioca / tem uma roleta para se jogar.”

- Isso é maxixe.

- Então o que é samba?

- Se você jurar / que me tem amor / eu posso me regenerar / mas se é pra fingir, mulher / a orgia assim não vou deixar.”

- Isso não é samba, é marcha.

Em 1977, um ano antes da morte de Ismael, a Globo filmou com ele e um dos temas foi justamente a discussão sobre "Pelo Telefone". Confira:


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...