quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Aos Heróis da Liberdade

O post de hoje terá como base o clássico samba-enredo Heróis da Liberdade, de Mano Décio da Viola, Manuel Ferreira e Silas de Oliveira. O samba foi feito para o carnaval de 1969 do Império Serrano.

Na primeira versão que será apresentada aqui, o samba vem de maneira mais clássica. Com um cavaco bem evidente e uma cuíca que não deixa por menos. Tem cara de samba-enredo antigo, ou seja, com uma levada mais devagar, porém contagiante. Ainda é possível também identificar um pandeiro, violão e outros instrumentos do samba tradicional. Até porque esta é a versão que saiu pela Marcus Pereira (na coleção História das Escolas de Samba), gravadora interessada em registrar o que a nossa música tinha de mais autêntica. Quem canta é Jorge Pessanha.

A segunda versão aqui exposta também se utiliza de instrumentos tradicionalmente de samba. Porém os arranjos e o coral (não um coro) meio lírico que acompanha a música fazem com que a letra do samba fique em destaque. Entretanto identificamos violão, surdo, pandeiro, cuíca e até uma bateria. Entrando um de cada vez. Quem canta é Mano Décio da Viola e, esta versão encontra-se no disco Mano Décio Legendário de 1976.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...