segunda-feira, 30 de junho de 2008

O samba pintado por Portinari

Ele nasceu em Brodowski, que apesar de parecer nome de cidade russa, fica localizada no interior de São Paulo, perto de Ribeirão Preto. Filho de imigrantes italianos e que trabalhavam na lavoura de café, Cândido Portinari recebeu apenas instrução primária e aos quinze anos se matriculou na Escola Nacional de Belas-Artes no Rio de Janeiro.

Quarteto de Músicos

Apenas 10 anos depois, Portinari ganhou o “Prêmio de Viagem ao Estrangeiro” ao pintar o retrato do amigo e poeta Olegário Mariano. Com isso ganhou uma bolsa de estudos em Paris, e lá descobriu a obra de Marc Chagall, os muralistas mexicanos e começou a sofrer grande influência de Picasso.

Carnaval

Em 1931 volta para o Brasil, e agora como pintor reconhecido começa a retratar as coisas do nosso país (coisa que já havia tentado fazer para ingressar na Escola Nacional, porém foi repreendido). Só que agora Portinari mesclava os conhecimentos acadêmicos com os conceitos que pregava o Modernismo. O resultado pode ser explicado pelo trecho do manifesto antropofágico a seguir:

“SÓ A ANTROPOFAGIA nos une, Socialmente. Economicamente. Filosoficamente. / Única lei do mundo. Expressão mascarada de todos os individualismos, de todos os coletivismos. De todas as religiões. / De todos os tratados de paz. / Tupi or not tupi, that is the question.”

Serenata

Portinari talvez tenha sido o pintor que mais retratou a cultura brasileira. Há telas sobre o choro, o samba, o frevo, festas populares como o carnaval, o bumba-meu-boi, festa de Iemanjá, de São João e tantas outras manifestações populares.

Sambistas
Saiba mais sobre Portinari aqui.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...