terça-feira, 3 de junho de 2008

Foste a sonoridade que acabou

A canção nasceu com outro nome: “Foste a Sonoridade Que Acabou”. Aliás não era nem para ser canção. Isto porque o poeta e autor da letra, Orestes Barbosa (imagem) não queria que seus versos fossem musicados. E se Silvio Caldas não prestasse esse favor, talvez o contato com os decassílabos de “Foste a Sonoridade Que Acabou” fosse um privilégio para poucos.

Mas não foi assim. Silvio Caldas, o caboclinho querido, deu-lhe notas e um novo nome, sugerido pelo poeta e amigo Guilherme de Almeida, em 1935. “Chão de Estrelas” exerceria fascínio, quando explodiu, cerca de quinze anos após ser feita, na década de 50.

O próprio Guilherme de Almeida diria em uma crônica que consta no livro que leva o mesmo nome da música, de Orestes Barbosa: “Nem de nome eu conhecia o autor. Mas o que então dele pensei e disse, hoje o repito: uma só dessas duas imagens - o varal das roupas coloridas e as estrelas no chão (... ) - é quanto basta para que ainda haja um poeta sobre a terra”.

E nada melhor do que um dos seus feitores para passar todo o sentimento da obra. Como Orestes Barbosa só se aventurou como cantor em 1931, gravando “Nega, meu bem”, de Heitor dos Prazeres e em 1933, com uma marcha sua com Nássara, “As Lavadeiras”, a interpretação fica por conta de Silvio, que lhe garante toda a dramaticidade necessária. O vídeo é de 1978, em um programa da TV Cultura.



Em 1970, Os Mutantes dariam uma cara nova à canção no disco “Divina Comédia ou Ando Meio Desligado”. Claro que o tom sério havia se perdido e sobram brincadeiras sonoras. Há quem goste. Tire sua opinião, ouvindo aqui.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...